Hospital Municipal é acreditado pela ONA

 

Administração Municipal cumpre mais uma meta e recebe a terceira aprovação pela qualidade do serviço prestado na rede pública de saúde

Uberlândia é a única cidade do Triângulo Mineiro com um hospital público reconhecido pela qualidade dos serviços prestados, já que além das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) São Jorge e Pampulha, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) passou a integrar a relação das unidades acreditadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
A certificação das unidades de saúde é realizada por organizações externas de auditorias independentes, credenciadas para certificar os requisitos pré-definidos por uma metodologia da Organização Nacional de Acreditação. O Hospital Municipal foi avaliado pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG). Após passar por um longo processo de avaliação, o complexo recebeu neste mês o certificado de Acreditado em nível 1, com validade de dois anos. Esta categoria leva em consideração a segurança dos pacientes e colaboradores por meio do gerenciamento de riscos. Após o prazo, o Hospital Municipal deve passar por uma nova avaliação.
O desafio assumido pelo município para obter a certificação começou em 2007, quando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantou um programa de Gestão de Qualidade com o objetivo de melhorar os procedimentos de atendimento à população. Por meio do programa, profissionais das unidades de saúde agiram como multiplicadores e orientaram outros profissionais a adotar critérios mais rigorosos no acolhimento aos usuários. Para isso, foram realizados diversos treinamentos e grupos de trabalho.
Em seguida, as UAIs São Jorge e Pampulha foram avaliadas por especialistas do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), agência vinculada à ONA e líder do mercado de certificação e implementação de programas de gestão de qualidade em organizações prestadoras de serviços de saúde. O mesmo preparo para avaliação foi feito no Hospital e Maternidade Municipal pela SMS e pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), instituição que administra o complexo hospitalar.
“Conseguimos o desafio de fazer Uberlândia ser a primeira cidade do país a obter acreditação para uma unidade pública de pronto-atendimento, que ocorreu com a UAI São Jorge, em 2010. Iniciamos 2012 com a acreditação da UAI Pampulha e agora encerramos o ano com a conquista para o Hospital Municipal. A qualidade nos processos de gestão das unidades de saúde tem que continuar sendo uma prioridade para todas as unidades serem certificadas”, disse o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão.

ONA


Fundada em 1999, a ONA é uma organização sem fins lucrativos com atuação nacional. A instituição implanta nacionalmente um processo permanente de melhoria da qualidade da assistência à saúde, para estimular esses serviços a atingirem padrões mais elevados. Com a criação da ONA, teve início a implantação das normas técnicas do Sistema Brasileiro de Acreditação. A avaliação segue exigências legais de segurança no atendimento, na organização do trabalho e seus resultados.
Para Organização Mundial da Saúde (OMS), a acreditação é fator estratégico para o desenvolvimento da qualidade da Saúde na América Latina. São três níveis de acreditação.
No nível 1, as exigências levam em consideração a segurança para os pacientes e profissionais. Contemplam os requisitos básicos da qualidade na assistência prestada ao paciente, com profissionais habilitados.
No nível 2, as exigências dizem respeito à segurança e organização. Contemplam adoção de normas e rotina e procedimentos documentados, manuais de rotinas, protocolos clínicos e atuação focada no paciente.
No nível 3, as exigências deste nível focam a melhoria contínua em termos de novas tecnologias, atualização técnico profissional, utilização de tecnologia de informação, com foco na busca da excelência.

 


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br