Amvap capacita mais de 1500 servidores em 2022

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, divulgou o balanço dos cursos realizados ao longo de 2022. Ao todo, entre treinamentos e seminários, foram mais de 1.500 servidores que receberam  capacitação.

Iniciado no primeiro semestre do ano passado, o Curso sobre a Nova Lei de Licitações foi o que teve maior número de edições, com 8 realizações ao longo de 2022. O treinamento trouxe aos servidores municipais as noções básicas referentes a nova lei sancionada pelo Governo Federal, em 2021, e prevê a criação do Portal Nacional de Contratações Públicas e traz mais maleabilidade para as contratações do setor público.

“Quando trazemos os cursos para sede da associação, o objetivo é proporcionar que a maior parte dos municípios possa capacitar os funcionários. A Nova Lei de Licitação entra em vigor, e vai ter muita regulamentação, são mais de 40 decretos que deverão ser editados, e isso requer muita atenção e estudo”, explica o assessor jurídico da Amvap, Alexandro Paiva.

Outros quatro cursos também foram promovidos pela Amvap: o de Regularização Fundiária no mês de fevereiro; Governo sem Papel em agosto, que possibilitou uma ampla discussão sobre a digitalização dos serviços das prefeituras; além de capacitações voltadas para as questões envolvendo a área da saúde, como o de Pregão e Formação de Pregoeiro e sobre o Uso de Recursos do SUS recebidos pelos municípios realizados em setembro.

“Fomos saindo de um movimento híbrido e voltando para o presencial. Tudo isso foi bastante positivo. Hoje, com várias alterações em leis e mudanças de governo, se torna necessária a capacitação dos servidores para melhor atendimento à comunidade”, afirma Dr. Alexandre.

A realização de parte dos cursos foi concentrada na sede da Amvap, em Uberlândia, mas houve capacitação também nas cidades associadas. As demandas por treinamento surgem conforme as necessidades das prefeituras, e são preparadas pelo setor jurídico da associação, com objetivo de levar atualização aos participantes.

“Nosso objetivo é atender cada vez mais servidores, em todas as áreas da administração pública, e com mais diversidade de temas. Além de nós, profissionais da Amvap, houve a preocupação de trazer uma visão de fora porque são pessoas que chegam com soluções diferentes que agregam bastante na formação dos participantes“, afirma o assessor jurídico da Amvap, Dr. Alexandre Paiva.

PLANEJAMENTO PARA 2023

A Amvap pretende ampliar a quantidade de cursos oferecidos e o número de servidores atendidos. Para este ano estão programados mais de 70 eventos, incluindo as reuniões, palestras e cursos. Por isso, uma grade está sendo preparada e será divulgada, mensalmente, ao longo do ano.

Neste mês de janeiro, está programado um curso sobre Planejamento das Contratações. Ainda em janeiro começam as assinaturas dos termos de adesão do projeto Regulariza Município. Além disso, deve ser realizado um Seminário sobre Educação e Assistência Social. Mas a maior parte dos cursos está relacionada à Nova Lei de Licitação.

“A demanda acontece até mesmo em virtude da nova lei. Então, todos os meses vamos fazer um evento direcionado às licitações, fora as reuniões dos Conselhos e seminários que faremos neste 2023”, conta Alexandre Paiva.