Amvap elabora orçamento do sistema de esgoto sanitário de Tupaciguara

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

A prefeitura de Tupaciguara estuda a implantação do sistema de esgoto sanitário na cidade. O planejamento orçamentário para o investimento foi realizado pelo Departamento de Engenharia da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP.

Pelo levantamento realizado, serão necessários um investimento na ordem de R$ 24.850.095,00. Os recursos devem vir por meio de financiamento. Agora, com a planilha em mãos, a ordem é levantar o montante.

“O projeto da estação de tratamento e esgotamento sanitário do município foi conseguido junto a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na gestão da prefeita Edilamar Novais, época que poucos municípios conseguiram. Então, é uma atualização orçamentária para que tenhamos o curso”, explica Francisco Neto, presidente da Amvap e prefeito de Tupaciguara.

Ainda não há previsão de início dos trabalhos, mas a obra será uma das mais importantes na história recente do município. A instalação da estação de esgoto sanitário na cidade vai resolver um passivo ambiental de décadas.

“Hoje, o esgotamento sanitário de Tupaciguara ainda é in natura, ou seja, lançado diretamente no rio sem tratamento. Estamos em contato com o Ministério Público, porque, realmente, precisamos tomar uma providência”, afirma o prefeito.

Segundo a administração municipal, a ampliação da estrutura beneficiará mais de 25 mil habitantes que hoje vivem na cidade, conforme a última atualização do IBGE.