Amvap realiza  Assembleia Geral Ordinária

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Durante duas horas, prefeitos e representantes de municípios integrantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP participaram da  Assembleia Geral Ordinária da Associação, realizada nesta sexta-feira (10/06) na sede da entidade, no Distrito Industrial, em Uberlândia.

Na reunião foi aberto espaço para discussões e a apresentação de demandas dos municípios. Segundo o presidente da Amvap e prefeito de Tupaciguara, Francisco Neto, é uma oportunidade para fortalecer o trabalho que vem sendo feito pelos prefeitos. “O objetivo de um encontro como este é que cada prefeito apresente suas necessidades e os resultados positivos das gestões. Estamos sempre abertos para ouvir as solicitações para o desenvolvimento da região”.

Houve a apresentação de um plano de expansão da Cemig, entre 2023 e 2027, para a região do Triângulo Mineiro. A Companhia deve investir quase R$ 17 bilhões em distribuição de energia. Atualmente, em Minas Gerais, a empresa conta com 400 subestações de energia, e deve construir outras 207 unidades para melhorar a qualidade do serviço.

Na Assembleia, o vice-prefeito de Santa Vitória e membro da Comissão Especial de Assessoramento da Amvap, Renato José de Paula, questionou sobre a implantação da energia trifásica. Segundo ele, uma medida que é quase urgente na região. “Com a expectativa da instalação da ferrovia norte/sul, passando por Araguari, Uberlândia e Santa Vitória, grandes empresas pretendem se instalar, mas a grande dificuldade é a potência de energia. Por isso, necessitamos deste trabalho mais focado no agora, principalmente, para atender o agronegócio”.

Atualmente, 80% da rede elétrica rural de Minas é abastecida por redes monofásicas, mais utilizadas para alimentar equipamentos de uso cotidiano, como chuveiros elétricos, iluminação e carregadores de celular.

Com o avanço da tecnologia rural e facilitação do acesso a maquinários como motores elétricos, aquecedores e resfriadores, a Cemig compreende que a mudança da rede monofásica para trifásica ampliará a utilização e a capacidade energética das propriedades rurais, transformando a vida de quem vive e produz no campo.

“O programa beneficiará praticamente todos os 774 municípios da área de concessão da Cemig, promovendo a potencialização acelerada do agronegócio local, mais desenvolvimento, emprego e renda para as regiões mineiras”, explica Valter Hugo Vieira, coordenador de poder público da Cemig.

Ainda durante a reunião, representantes do Sebrae fizeram a entrega de 5 notebooks para as cidades Araporã, Campina Verde, Monte Alegre, Santa Vitória e Tupaciguara para fortalecer os serviços da Sala Mineira do Empreendedor.

“Fizemos uma parceria com a Associação Mineira dos Municípios, que realizou capacitações e eventos em todo estado, e o Triângulo Mineiro esteve envolvido neste processo. Aqueles municípios que ao longo do convênio foram parceiros nosso foram agraciados com estas máquinas para dar um reforço tecnológico”, afirma o gerente do Sebrae, Willian Rodrigues de Brito.