Amvap realiza primeira Assembleia Geral de 2022

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Durante mais de duas horas, prefeitos de cidades associadas à Amvap, autoridades políticas locais e entidades parceiras acompanharam a 316º Assembleia Geral realizada, hoje, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba, no bairro Industrial, em Uberlândia.

A reunião foi conduzida pelo novo presidente da entidade, prefeito de Tupaciguara Francisco Neto. Ao longo da sessão foram apresentados o cronograma de atividades da Amvap, como o curso Obras e Serviços de Engenharia na Nova Lei de Licitações, que acontece nos dias 07 a 10 de fevereiro via web, das 08h30 às 12h30. Além disso, foi abordado sobre a inscrição da 10ª Edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal da Associação Mineira dos Municípios (AMM), até o dia 18 de fevereiro. A premiação é concedida às prefeituras que tiveram iniciativas de modernização em áreas como assistência social, cultura, economia, educação, esporte governança, meio ambiente, saúde e turismo.

Entre os principais compromissos do ano está a participação da Amvap na XXIII Marcha a Brasília em defesa dos municípios, nos dias 25 a 28 de abril, em Brasília. A Marcha vai proporcionar a apresentação de demandas das prefeituras aos Poderes Legislativo e Executivo. A edição deste ano vai receber os candidatos à presidência da República para debater as urgências do movimento municipalista.

“São pautas muito importantes que debatemos. Creio que essa é a primeira rodada de muitas outras que virão. Eu, na posição de presidente, me sinto na responsabilidade de poder somar minha contribuição para o desenvolvimento das nossas cidades”, afirma o presidente da Amvap, Francisco Neto.

A Assembleia também abriu espaço para discutir outros temas. O Corpo de Bombeiros apresentou a proposta da formação do Consórcio Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. A ideia é reunir o maior número possível de cidades da região. Com o consórcio, os governos municipais ampliariam o atendimento aos cidadãos e o alcance das políticas públicas, além do compartilhamento de recursos entre as prefeituras. 

“Para que saia do papel, cada município deve cria a Coordenadoria Municipal de Prevenção e Defesa Civil –  COMPDEC,  nomeando um servidor responsável para que possa ter acesso aos recursos oferecidos pelo Estado em caso de algum sinistro.  E, juntamente com a Amvap, vamos trabalhar essa ação com as cidades”, conta Capitão Rodrigo Avelar, adjunto da divisão operacional do 2º COB.

Na reunião desta sexta-feira, o empresário e cantor Léo Chaves apresentou a metodologia EAI Educa. Ele é presidente fundador do Instituto Hortense que presta relevantes serviços em Uberlândia e outros municípios.

Com atuação desde 2016, o instituto atua na área da educação, na capacitação de alunos e educadores de escolas públicas com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Seis munícipios já foram atendidos e mais de 50 mil pessoas impactadas com o projeto.

“O prefeito que adere ao instituto está preparando o futuro. É exatamente investir em uma oportunidade para o professor revolucionar, tem a chance de ter uma sala mais na mão, se conectar consigo mesmo e a partir daí voar na vida. Hoje o líder que oferece isso está pensando em deixar um legado para sociedade”, conta Léo Chaves.  

A ideia é implantar este trabalho nas escolas municipais, buscando uma melhor educação emocional no envolvimento, de professores, alunos e pais.

“A pandemia trouxe a questão da inovação tecnológica, que forçou professores e alunos para se reinventar. A visita que tivemos do Léo e a equipe nos ajudou enxergar que é uma virada de chave, usando a tradição, mas, também, com a inovação para dar um salto ainda maior”, explica Francisco Neto.