ANM divulga respostas de recursos dos Municípios afetados pela presença de estruturas de mineração

Notícias Gerais

Agência Nacional de Mineração (ANM) publicou as respostas aos recursos interpostos dos Municípios afetados pela presença de estruturas de mineração e referentes aos recolhimentos ocorridos entre maio de 2023 e abril de deste ano. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que os Municípios podem recorrer da decisão, em segunda instância, somente até o dia 14 de outubro. Os detalhes estão na lista divulgada pela autarquia e podem ser consultados aqui.

Outro ponto importante destacado pela Confederação diz respeito a alguns Municípios produtores que constam na lista da autarquia. Segundo o art. 4º da Resolução ANM 143/2023, os Municípios somente terão direito a essa parcela na situação em que o valor da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) afetado seja superior ao devido ao ente federativo como produtor.

Tal situação não possibilita a garantia de recebimento da parcela da Cfem por afetação. Em caso de dúvida, o gestor pode entrar em contato com a área de Finanças da CNM, pelo e-mail financas@cnm.org.br.

Da Agência CNM de Notícias