Cadastro para vacinação contra Covid-19 tem início em Uberlândia

Nossos Municípios

A Prefeitura de Uberlândia dá mais um passo rumo à vacinação contra a Covid-19. Desde o último domingo (17), foi disponibilizado no portal do município o cadastro prévio para a imunização na cidade. À princípio, a ferramenta pode ser acessada pelo público previsto para ser contemplado na primeira fase do Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19: trabalhadores de saúde (profissionais que prestam serviço em estabelecimento de saúde) e idosos acima de 60 anos.

Para acessar o serviço, basta entrar no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois acessar o botão “Cadastro Vacinação” (acesse aqui). É necessário preencher dados pessoais, endereço, telefone, entre outros, visto que, para o agendamento da vacinação, a Prefeitura utilizará a ferramenta de georreferenciamento da empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub). Por meio desta tecnologia, o agendamento da vacinação será feito para locais abertos e próximos às pessoas cadastradas.

Embora pessoas com mais de 60 anos já possam fazer o cadastro, neste primeiro momento, serão priorizados para a imunização os idosos com 75 anos ou mais.

 Após a vacinação deste grupo da primeira fase, será aberto o cadastro para as outras etapas que são:

– Fase 2: pessoas de 60 a 74 anos

– Fase 3: Pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesidade

 – Fase 4: Profissionais da Educação, pessoas deficiência severa, primeiros socorristas, funcionários de sistemas prisionais, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de cargas, população privada de liberdade.

Plano Municipal de Vacinação Contra Covid-19

O Plano Municipal de Vacinação Contra Covid-19 foi apresentado pelo prefeito Odelmo Leão e o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, em coletiva de imprensa na última sexta-feira (15). A imunização, conforme informado pelas autoridades, acontecerá assim que as doses chegarem. O modelo adotado pelo município segue o proposto pelo Ministério da Saúde, que contempla quatro fases de vacinação.

“Estamos preparados para iniciar a vacinação assim que as doses forem enviadas pelo Ministério da Saúde ao Governo Estadual, que repassa para o município como acontece com as demais vacinas. Ainda não sabemos a quantidade que será destinada à cidade, mas estamos com todo o plano elaborado para executar de acordo com a primeira remessa”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

Estrutura e logística

O Município está equipado para iniciar a vacinação assim que as doses chegarem. Atualmente, há no estoque cerca de 100 mil seringas e, ainda no ano passado, foi realizado um pedido de outras 400 mil seringas. Os profissionais da atenção básica da rede municipal já estão escalados para a campanha.

O local de armazenamento das doses já foi preparado, com todos os equipamentos necessários para conservar as vacinas. Além disso, os locais de vacinação, que serão em espaços amplos e arejados para garantir a segurança de todos, também já foram definidos e serão divulgados posteriormente em momento adequado. 

 

ASCOM Uberlândia