Campanha Novembro Roxo lembra importância da sensibilização sobre prematuridade de bebês

Notícias Gerais

Todo bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação é considerado prematuro. Segundo o Ministério da Saúde, a condição atinge cerca de 340 mil nascimentos por ano no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos. A Campanha Novembro Roxo lembra a importância da sensibilização sobre prematuridade de bebês.

O acompanhamento por meio de exames de pré-natal é a principal forma de prevenir que isso aconteça, pois possibilita a identificação de fatores de risco e, quando possível, dar início a algum tratamento específico.

De acordo com a pediatra neonatologista da maternidade do Hospital Júlia Kubitschek (HJK), Letícia Coelho e Souza, manter hábitos que não sejam saudáveis durante a gravidez pode contribuir para o aumento das chances de prematuridade. “O consumo de bebidas alcoólicas e cigarros é um grande causador de partos prematuros. Além disso, fatores genéticos e mães que já passaram pela experiência em outras gestações têm um risco aumentado de ter o bebê antes do tempo.”

No entanto, a médica explica que, com o acompanhamento correto, é possível identificar alguns alertas. “Quando o pré-natal é feito de maneira adequada, podemos detectar alguns sinais e sintomas, como aumento de pressão, diabetes gestacional, infecções maternas, além de perda de líquido amniótico, que podem indicar um início de trabalho de parto.”

Complicações

Quanto menor a idade gestacional e o peso ao nascer, maior o risco de complicações e mortalidade. “Hoje em dia, está estabelecido que bebês acima da idade gestacional de 25 semanas têm uma chance satisfatória de sobreviver, enquanto aqueles que nascem antes de 22 semanas são considerados muito imaturos, mesmo com os avanços da medicina. Já os bebês com 23 e 24 semanas entram no grupo de alto risco, sendo levado em consideração um conjunto de fatores para a definição de condutas clínicas”, explica a neonatologista do HJK.

As complicações em decorrência do nascimento precoce vão depender do organismo de cada bebê, sendo difícil prever a evolução a curto e longo prazo. “Bebês prematuros têm risco aumentado de infecções, sangramentos intracranianos e, muitas vezes, precisam de suporte, pois não conseguem respirar sozinhos. A equipe do CTI Neonatal está preparada para ajudar os prematuros e suas famílias neste início de vida, dando todo o suporte que eles precisam”, afirma Letícia.

Para evitar as complicações, é importante a gestante procurar uma unidade de saúde do município e fazer o pré-natal corretamente, pois as consultas são imprescindíveis para evitar problemas com a mulher e o bebê.

Saiba mais aqui.

Fonte: Fhemig