Conferências de economia popular solidária impulsionam debates e fortalecem inclusão econômica em Minas Gerais

Notícias Gerais

As Conferências Municipais e Intermunicipais de Economia Popular Solidária (EPS) em Minas Gerais estão em andamento, reunindo representantes de diversos setores para debater o desenvolvimento e a consolidação desse modelo econômico inclusivo.

Os encontros visam fortalecer a economia solidária como uma política pública, com o tema: “Economia popular e solidária como política pública: construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”.

Cronograma e locais das Conferências

Até o momento, uma série de conferências já foram concluídas em diferentes regiões do Estado – Regionais Zona da Mata, Belo Horizonte, Contagem, Baixo Jequitinhonha, Norte, Vale do Mucuri, Vertentes, Inconfidentes e Metropolitana. Os encontros ocorrem com o apoio constante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), que participa ativamente por meio das Diretorias Regionais.

Já em outubro, novas conferências estão programadas, mantendo a mobilização ativa em Minas Gerais:

*Regional Triângulo Mineiro (Uberlândia): 18/10 e 19/10;

*Regional Médio Piracicaba (João Monlevade): 29/10;

*Regional Sul Varginha: com data a ser definida.

Conferência Estadual

As conferências municipais e regionais preparam o caminho para a 4ª Conferência Estadual de Economia Popular Solidária, que acontece em dezembro, em Belo Horizonte. O evento estadual será crucial para a eleição dos 84 delegados que vão representar Minas Gerais na Conferência Nacional de Economia Solidária, prevista para abril de 2025, em Brasília.

Durante o evento estadual, os dados obtidos vão ser usados na elaboração do 2º Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia Popular Solidária. Esse plano também servirá de base para o 2º Plano Nacional de Economia Solidária.

Com essa agenda, Minas Gerais reafirma seu papel de destaque na promoção da Economia Popular Solidária, que se baseia em valores como cooperação, autogestão e sustentabilidade. Essas iniciativas fortalecem o setor como uma alternativa eficaz para a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável, impulsionando o estado como protagonista nessa frente.

Economia Popular Solidária

A Economia Popular Solidária (EPS) é um conjunto de atividades econômicas de produção, venda, troca, compra e finanças, organizadas coletivamente por trabalhadores e trabalhadoras no formato de autogestão e participação democrática de todo grupo nas decisões da gestão.

O objetivo não é apenas o resultado financeiro, mas sim a busca do desenvolvimento humano, mantendo em harmonia o social, o político e o econômico. Todos os envolvidos são responsáveis pelo empreendimento, decidem em conjunto e se beneficiam igualmente, promovendo o bem comum.