Copa Amvap 2023: reunião define data de início do torneio de futebol amador

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

As equipes responsáveis pela realização de um dos eventos esportivos mais tradicionais da região estão no aquecimento. Nesta terça-feira (24/01), a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap promoveu o 1º Congresso Técnico para debater aspectos técnicos e desportivos da Copa Amvap de Futebol Amador. O evento aconteceu na sede da entidade, no bairro Distrito Industrial, em Uberlândia. 

Na reunião estiveram presentes 17 representantes de municípios associados que manifestaram interesse em participar da competição. Durante mais de duas horas os membros discutiram sobre a formação das equipes, requisitos mínimos para as inscrições dos atletas, formato de disputa, calendário de jogos e as premiações.

O retorno da Copa Amvap tem previsão para o dia 18 de março, com pausas nos feriados 08/04, 29/04 e 10/06, e termina em 29/07. Nesta primeira reunião ficou definido que os jogos poderão ser realizados aos sábados e domingos, desde que haja comum acordo entre as equipes.

Cada equipe poderá inscrever até 35 atletas, além dos integrantes da comissão técnica e demais dirigentes. A confirmação das equipes acontece na próxima reunião no dia 07 de fevereiro, às 09h, na sede da Amvap. 

Segundo o presidente da associação, Lindomar Amaro Borges, a Copa Amvap é importante para a união dos municípios. Ele espera a participação das demais cidades que ainda podem entrar na competição. “O esporte é um meio de levar entretenimento para as pessoas, além disso, proporciona a integração dos municípios de toda região. O nosso propósito também é de divulgar o nome das cidades, levando esportividade para a população, sem falar na geração de receitas, que envolve uma cadeia como bares, restaurantes, farmácias e postos de combustíveis, por exemplo”. 

Premiações da Copa Amvap

A Amvap vai custear os prêmios, como troféus para o campeão e vice, goleiro, atleta destaque e artilheiro, e medalhas para o campeão e vice. Além do custeio da taxa de arbitragem e das inscrições dos atletas e membros da comissão técnica. 

A última Copa foi realizada em 2014 e teve como campeã a cidade de Araguari. De acordo com o representante da área esportiva do município, Marcos Neuber, é uma competição de nível regional com grande impacto local. “A expectativa é muito grande, né!? Para nós, é uma honra ter sido campeões. Isso pra nossa cidade tem um grande valor”, afirma o representante de esporte de Araguari.

A expectativa é grande também para a cidade do Prata. Para o secretário municipal de esportes, Magaiver Vieira, o retorno da Copa é um passo importante. “É um feito muito grande após nove anos reunir o pessoal para resgatar uma competição como essa, jogar representando a sua cidade, acredito que será uma competição muito boa, a qual eu também já joguei”.