Dilma lança pedra fundamental e apresenta expansão de gasoduto até Uberlândia

Notícias em Destaque

Investimento com Planta de Amônia será de quase R$ 2 bilhões

A presidenta da República, Dilma Rousseff, e a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, lançaram no sábado (03/05), em Uberaba, a pedra fundamental da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados V (UFN V), batizada de Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados José Alencar (Fafen – JA).

Foto: Secom PMU
Presidenta Dilma discursa destacando a importância da parceria entre Uberaba e Uberlândia. Foto: Secom PMU

Durante a visita a Uberaba, onde participou da abertura oficial da Expozebu, também foi assinado o termo de compromisso de garantia de fornecimento de gás natural (matéria prima para a produção de amônia) para a unidade da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), que viabilizará a implantação da fábrica de amônia pela Petrobrás. De acordo com o contrato, o gasoduto estará concluído até o final de 2016, atendendo o início da operação da planta de amônia. O projeto já apresenta a expansão do gasoduto até Uberlândia.

Foto: Secom PMU
Presidente da Amvap e prefeito de Uberlândia Gilmar Machado, participa da solenidade. Foto: Secom PMU

“A fábrica de amônia atrairá mais investimentos para a região do Triângulo Mineiro. Prova disso é a já prevista expansão do gasoduto até Uberlândia. Temos que ter em mente que um investimento deste porte atinge positivamente a todos, e enquanto presidente da Amvap, sei que o gasoduto e a fábrica de amônia vão favorecer o que já chamamos de Região Metropolitana do Triângulo Mineiro”, disse o prefeito Gilmar Machado.

A nova fábrica de amônia da Petrobrás em Uberaba terá um investimento de quase R$ 2 bilhões e capacidade para produzir 519 mil toneladas de amônia por ano. A previsão é que comece a operar no primeiro semestre de 2017. Obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, a Fafen-JA vai gerar 3.700 empregos diretos.

O objetivo da Petrobrás com este empreendimento é atender a demanda nacional do fertilizante nitrogenado, utilizado nas culturas de milho, cana de açúcar, café, algodão e laranja. A amônia é utilizada como matéria prima para a produção de ureia, sulfato de amônio, nitrato de amônio, fosfato monoamônico e fosfato diamônico.

A entrada dessa nova fábrica atenderá aproximadamente 87% do mercado brasileiro de amônia projetado para 2020, diminuindo a quantidade importada para 13%, número que em 2013 girou em torno de 55%.

Presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster. Foto: Secom PMU
Presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster. Foto: Secom PMU

A Petrobrás tem três fábricas de fertilizantes nitrogenados em operação, situados em Sergipe, Bahia e Paraná. Mais duas fábricas serão colocadas em operação, uma no Mato Grosso do Sul e outra em Sergipe.

A presidenta Dilma ainda destacou a importância da parceria entre Uberaba e Uberlândia. “A união dessas duas cidades é muito forte e benéfica para toda a região. O Triângulo Mineiro é o coração do Brasil e se localiza onde circula todas as energias do país. Alcança a todas as regiões. Estou me sentindo em casa e me sinto feliz em trazer para a região de minha família um investimento como esse”, disse ao destacar a presença do prefeito Gilmar Machado na solenidade.

Homenagem a José de Alencar

A unidade Fafen-JA recebeu o nome de seu maior incentivador: José Alencar. Durante a cerimônia, a presidente da Petrobrás, Graça Foster, mencionou o empenho do ex-vice-presidente, que tanto se emprenhou para que a planta de amônia viesse para o Triângulo Mineiro.

“Como filho de José Alencar, esse é um momento de muita emoção para toda a família. Temos uma relação muito próxima com a cidade. Foi aqui que meu pai inaugurou uma de suas fábricas. É gratificante ver o legado deixado por ele”, agradeceu Josué Gomes, filho de José Alencar.

Secom PMU