Hospital Municipal de Uberlândia é o único de Minas Gerais em ranking dos 25 melhores hospitais públicos do país

Nossos Municípios

RANKING FOI DIVULGADO NESTA TERÇA (8) E ADOTOU COMO CRITÉRIOS AS UNIDADES MAIS EFICIENTES, BEM AVALIADAS PELOS USUÁRIOS E QUE SE DESTACAM PELA QUALIDADE E SEGURANÇA

Os esforços empreendidos pela Prefeitura de Uberlândia desde a inauguração do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) colocam a unidade mais uma vez entre as melhores do país em atendimento público hospitalar. Atendendo os padrões de qualidade e segurança exigidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com Certificação em nível 3, o Hospital Municipal está agora em 25º lugar entre as unidades hospitalares que estão no ranking inédito dos melhores hospitais públicos do Brasil, sendo o único de Minas Gerais classificado. Para a premiação, em um rol de mais de 6 mil hospitais brasileiros, 136 unidades foram pré-selecionadas pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) e 40 foram para o ranking final.

“Criar o Hospital Municipal, há 12 anos, foi uma política pública primordial para atender a nossa população, garantindo atendimento a todos. Portanto, não temos medido esforços em prol da unidade, e agora temos uma unidade de excelência sendo reconhecida entre as melhores do Brasil”, celebrou o prefeito Odelmo Leão.

A divulgação e premiação foi feita, nesta terça-feira (8), pelo Ibross, e aconteceu na sede da Organização Pan-americana de Saúde (Opas/OMS), em Brasília. A iniciativa busca reconhecer as instituições hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS), consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e pela segurança proporcionada aos pacientes.

Atendimento de qualidade

Atualmente, menos de 400 hospitais no país tem acreditação da ONA, sendo que apenas 76 são públicos. O HMMDOLC está entre essas unidades que são reconhecidas pela qualidade, interação entre os processos, gestão de excelência, com foco em sustentabilidade. Atributos que colocaram a unidade entre as 136 pré-selecionadas, sendo 96 do SUS, pelo Ibross.

Localizado na região sul da cidade, o Hospital e Maternidade Municipal possui 20 mil metros quadrados de construção em um terreno de 55 mil metros quadrados. O complexo tem atualmente 256 leitos, sendo 40 de UTI adulto, 10 de UTI neonatal, e 206 de enfermaria, incluindo a maternidade, que foi inaugurada em maio de 2011.     

Após preencher todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde, foi habilitado para ser referência hospitalar na atenção à saúde em gestação de alto risco e unidade de assistência em alta complexidade cardiovascular nos serviços de cirurgia cardiovascular e procedimentos intervencionistas em Uberlândia. Além da Certificação em Nível 3 da ONA, a unidade também tem os selos ISO 9001 (referente ao sistema de gestão de qualidade), ISO 14001 (voltada para o sistema de gestão ambiental) e ISSO 45001 (focada na gestão de segurança e saúde ocupacional). 

Além disso, a unidade passa por reforma e ampliações para continuar oferecendo o melhor atendimento hospitalar à população por meio de um contrato de financiamento, assinado pelo prefeito Odelmo Leão, financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), no valor de R$ 5 milhões. 

 

ASCOM Uberlândia