Prefeitura realiza a concretagem do pilar central do viaduto da avenida dos Municípios

Nossos Municípios

A Prefeitura de Uberlândia deu um grande passo na obra que vai levar melhorias no tráfego entre os bairros Tabajaras e Patrimônio. Foi realizada, nesta quarta-feira (21), a concretagem do bloco onde será erguido o pilar central do viaduto da avenida dos Municípios, sobre a avenida Rondon Pacheco. A ordem de serviço foi assinada no dia 17 de abril e está com o andamento em 13%.

Nesta etapa, foram utilizados cinco caminhões, totalizando 37 m³ de concreto. O próximo passo é o início da instalação de duas partes do pilar sobre o bloco que foi concretado. O viaduto será entre a rua Virgílio Melo Franco, no bairro Tabajaras, e a rua Triângulo Mineiro, no bairro Patrimônio.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Norberto Nunes, o elevado vai ter cerca de 215 m e quatro faixas de rolamento, sendo duas para cada sentido da via. “A obra vai atender a uma demanda daquela região. Proporcionando um melhor fluxo dos mais de 70 mil carros que passam pelo local todos os dias”, afirmou. 

O empreendimento também vai beneficiar as seis linhas do transporte público coletivo que transitam pelo local diariamente, transportando cerca de 25 mil passageiros (período anterior à pandemia). Este reforço na mobilidade urbana traz benefício diretamente para moradores de mais de dez bairros

A empresa vencedora da licitação é a Grada Construtora LTDA e a fiscalização dos trabalhos é realizada pela Secretaria Municipal de Obras. O projeto é financiado pelo Ministério das Cidades, por meio do Pró-Transportes, retomado no âmbito do Uberlândia Integrada I. O recurso é de caráter vinculado, ou seja, só está autorizado a ser utilizado em obras estruturais de mobilidade.

Confira as alterações necessárias no trânsito na região durante o período de obras:

  • A rua da Carioca terá sentido único a partir da avenida Afrânio Rodrigues da Cunha até a rua Tenente Rafael de Freitas
  • A rua Icaraí terá sentido único a partir da rua Tenente Rafael de Freitas até a avenida Afrânio Rodrigues da Cunha
  • Tráfego na avenida Rondon Pacheco sentido Praia Clube – Prefeitura de Uberlândia para acessar o bairro Copacabana: vire à direita na rua Icaraí e à esquerda na rua Virgílio Melo Franco, e novamente à esquerda na rua da Carioca, atravessando pela Rondon pelo semáforo
  • Tráfego na avenida Rondon Pacheco sentido Prefeitura de Uberlândia – Praia Clube para acessar o bairro Tabajaras: vire à direita na rua Botafogo, à direita na rua Triângulo Mineiro e novamente à direita na rua Icaraí, atravessando a Rondon pelo semáforo
  • Tráfego na avenida Afrânio Rodrigues da Cunha para acessar o bairro Copacabana: acesse a rua da Carioca por meio da rua Fernando Costa.
  • O trânsito na Avenida Rondon Pacheco, nas proximidades do cruzamento com a avenida dos Municípios, ficará restrito a três faixas de sentido.

 

ASCOM Uberlândia