Prêmio Nacional de Turismo reconhece sete iniciativas

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Instituições públicas, privadas e do terceiro setor encaminharam ao Ministério do Turismo mais de 200 iniciativas que contribuem para o fortalecimento do mercado de viagens no Brasil, e sete delas foram reconhecidas em premiação na última quarta-feira, 5 de dezembro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), como membro do Conselho Nacional de Turismo (CNT), compôs a comissão julgadora do Prêmio Nacional do Turismo 2018 e destaca as ações.

Na cerimônia, que ocorreu na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, chamou atenção para o caráter inovador das iniciativas. “Nós queremos uma agenda de atração de investimentos ao país, de negócios, e o mundo inteiro quer investir no Brasil. É preciso abrir o Brasil para o mundo, criar uma nova narrativa do nosso país lá fora, que o turismo pode contar. E os vencedores do Prêmio estão sendo reconhecidos por isso. Homenageamos pessoas que geram emprego e renda e que podem servir de exemplo”, elogiou.

Além de projetos, foram condecorados também profissionais que tenham atuado de maneira criativa, inovadora e proativa. Eles concorreram por votação popular, na internet, nas seguintes categorias: Academia, Iniciativa Privada, ONGs, Governo e Imprensa/Mídias Sociais. O MTur ressalva que a premiação possui caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro, e é concedida na forma de troféus, entregues aos primeiros colocados de cada modalidade, e certificados, conferidos aos finalistas.

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Inovação Tecnológica: o destaque foi o Voucher Digital de Barreirinhas (MA), porta de entrada dos Lençóis Maranhenses. O sistema utiliza pulseiras eletrônicas, entregues a visitantes por agências de turismo credenciadas, que monitoram atrativos procurados na região e subsidiam gestores públicos com estatísticas. “Isso permite monitorar visitas e garante um controle efetivo da nossa parte ecológica”, frisou o representante da prefeitura, Albérico Filho.

Marketing e Apoio à Comercialização: o Plano de Desenvolvimento de Passageiros RIOgaleão, concessionária que administra o aeroporto, estimula o fluxo de turistas a partir de marketing estratégico, dando suporte à criação de novas rotas e à atração de empresas. “Foram premiadas não só iniciativas do aeroporto, mas a percepção da chegada de um novo player à cadeia produtiva”, avaliou o gerente Bruno Reis.

Monitoramento e Avaliação: o destaque ficou com o Programa de Otimização de Performance da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador. Lançado em 2017, o sistema proporciona o monitoramento online de opiniões públicas sobre equipamentos da área postadas em sites de avaliação de viajantes. “É uma forma de interagir diretamente com turistas e melhorar nossos serviços”, sublinhou Claudio Tinoco, titular da pasta.

Qualificação e Formalização: o Projeto Verena, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte, promove o intercâmbio entre o Estado e o governo alemão, contribuindo para a adoção de processos inovadores de capacitação. “A parceria leva informações aos Municípios, com acompanhamento permanente de técnicos alemães”, relatou Marcelo de Queiroz, presidente do Conselho Regional do Senac-RN.

Turismo de Base Local e Produção Associada: a operadora Vivejar oferece oportunidades de turismo responsável e de base comunitária em parceria com comunidades tradicionais do país. O objetivo é desenvolver ações transformadoras, como a qualificação de moradores. “Esse prêmio é de todas as comunidades com as quais trabalhamos. O objetivo é jogar luz nesse Brasil diverso e inclusivo”, resumiu a fundadora, Marianne Costa.

Turismo Social: projeto Acessibilidade como Fator de Inclusão, desenvolvido pelo Terra dos Sonhos Empreendimentos Turísticos, de Bueno Brandão (MG). No Hotel Fazenda, construído com a reutilização de contêineres, unidades e passeios são adaptados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Pessoas com deficiência realmente viajam e buscam produtos neste segmento”, enfatizou o proprietário, José Fernandes.

Valorização do Patrimônio: a segunda etapa do Cais do Sertão – Museu Luiz Gonzaga, no Porto de Recife, levou o prêmio. Parte integrante da revitalização do Centro Antigo da capital pernambucana, o local busca reverenciar a cultura nordestina, articulando parcerias culturais e educacionais. “É uma honra Pernambuco receber um prêmio por valorizar o turismo através de uma cultura grandiosa”, declarou o vice-presidente da Empresa de Turismo da cidade, Ciro Couceiro.

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