Segurança nas escolas e reajuste salarial foram debatidos na 1ª reunião do Conselho Intermunicipal de Educação da Amvap de 2023

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

As aulas na rede pública de ensino na região ainda não começaram, mas as discussões sobre os desafios da educação para este ano estão sendo debatidas. Nesta terça-feira (24/01), foi realizada a 1ª reunião do Conselho Intermunicipal de Educação – CIE, na sede da Amvap, no bairro Distrito Industrial, em Uberlândia.

Durante todo dia, secretários municipais de Educação das cidades associadas à Amvap participaram da reunião. Os trabalhos foram conduzidos pela presidente do Conselho e secretária municipal de Educação de Capinópolis, Iracilda Pereira Duarte, e pelo assessor jurídico da Amvap,  Dr.Alexandro Paiva.

Entre os assuntos da pauta, o reforço da segurança nas escolas municipais. Segundo a presidente do Conselho, apesar de todo trabalho que é feito nas instituições de ensino, para garantir a integridade dos alunos, é preciso mais ações. “A nossa reunião hoje é, basicamente, para falar que nós temos de ser preventivos antes do mal acontecer. Em Capinópolis, por exemplo, todas as escolas têm câmera de segurança e concertina. Essa segurança pode ser distribuída entre a verba dos 25% da Educação, e o município que tem, pode usar os recursos dos 30% do Fundeb”.

Na reunião, os secretários puderam apresentar as iniciativas que estão sendo adotadas nas cidades. Em Ituiutaba, a secretária municipal de Educação, Joelma da Silva Almeida, contou que após o retorno da pandemia foi criada uma comissão, formada por policiais, bombeiros e assistentes sociais para gerir o assunto. “Tendo alguém para nós dividirmos os problemas foi positivo. Os profissionais começaram a fazer um trabalho de palestra até para amenizar os casos sérios que surgiram de mutilação de adolescentes, querendo se suicidar dentro da própria escola”.

O encontro abriu espaço também para outros assuntos, como planejamento estudantil, contratações de servidores da educação, transporte de alunos, os processos de licitações, prestação de contas e, novamente, o piso salarial da categoria.

Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 4.420,55 o novo piso salarial dos professores de escolas públicas. Um aumento de 14,95% com relação ao piso de 2022, que era de R$ 3.845,63. Quem paga são os estados e municípios.

O presidente da Amvap, Lindomar Amaro Borges, participou da reunião, destacando a importância da educação dentro da sociedade, e reforçou que a questão do reajuste deve ser analisada pela prefeitura.  “Sabemos que cada município tem a sua dificuldade, mas é o governo federal que determina os índices de reajuste. Em Indianópolis, já encaminhamos o pedido para a Câmara. Nem todos têm as mesmas condições, por isso é preciso fazer uma análise orçamentária”.

LIDERANÇA NA EDUCAÇÃO

Por quase 1 hora, os secretários acompanharam uma palestra sobre os obstáculos e desafios na gestão de profissionais da educação pública. O bate papo foi conduzido pela professora Alessandra Franco que, há cerca de 25 anos atua na educação. Ela destacou como é importante o exercício da liderança na área.

“É necessário falar deste assunto, principalmente para este grupo que exerce a função de gestão. E não tem como ser um gestor se não trabalhar a liderança. E qual o gatilho principal que precisa ser desenvolvido? A comunicação. Se você consegue se comunicar, trabalhar o poder de persuasão, você consegue ser líder e ter sucesso entre as pessoas”, explica Alessandra.