Uberlândia: Ampliação de Ecopontos e recolhimento de resíduos marcam ação ambiental em 2022

Nossos Municípios

O recolhimento e descarte correto de entulhos é uma função exercida e estimulada diariamente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMMASU). Em 2022, foram inaugurados Ecopontos nos bairros Shopping Park e Monte Hebron, totalizando 14 equipamentos que contabilizaram o recolhimento de 33.121 caçambas com entulhos – equivalente a 141.322,00 m³.

Outro balanço de destaque são os Resíduos da Construção Civil (RCC) que totalizaram 209.983,69 toneladas, sendo 4.621,66 toneladas processadas e reutilizadas em estradas vicinais e vias sem pavimentação da zona urbana, tornando as vias mais segura e melhorando a condição de tráfego. A iniciativa gera economia, ao minimizar o gasto com a destinação dos resíduos até o aterro sanitário.

Com o objetivo de prevenir alagamentos, além de evitar que a poluição chegue até os rios e córregos, a limpeza de bueiros é outra ferramenta de limpeza no município. Em 2022, as equipes atenderam 20.338 unidades. Também foram recolhidas 23.915,24 toneladas de massa verde.

“Nossas equipes trabalham diuturnamente para deixar a cidade mais limpa, seguindo as diretrizes da gestão do prefeito Odelmo Leão. Ampliamos Ecopontos, disponibilizamos Cata-Treco, Cata-Galhos e coleta domiciliar, realizamos várias ações de conscientização junto aos moradores. Unindo essas ferramentas à população fazendo sua parte com o descarte ambientalmente correto o meio ambiente ganha e nos retribui com qualidade de vida”, destacou a titular da pasta, Larissa Espíndula.

Pontos críticos

O resultado do trabalho inclui a prevenção de focos do Aedes aegypti e zoonoses e o equilíbrio ambiental. Para isso, a população tem papel fundamental com a destinação correta dos resíduos. Ao longo do ano, foram recolhidas 124.140,53 toneladas de resíduos descartados em pontos críticos. O município tem o mapeamento desses locais e realiza limpezas periódicas. O descarte irregular, quando em flagrante, é passível de multas que podem chegar a até R $3.130,87, conforme a Lei Municipal N°10.280/2009.

Ecopontos

Com funcionamento todos os dias, sempre das 7h às 19h, as unidades estão situadas nos bairros: Luizote de Freitas, São Jorge, Santa Rosa, Guarani, Roosevelt, Daniel Fonseca, Morumbi, São Lucas, Tocantins, Segismundo Pereira, Mansour, Canaã, Monte Hebron e Shopping Park. Confira os endereços aqui.

 

ASCOM Uberlândia