Uberlândia é a primeira cidade do interior de Minas a ter “Rede de Dentistas Protegidos”

Nossos Municípios

Preocupados com a violência que atinge os profissionais da odontologia em seus consultórios e clínicas, o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG), por intermédio da Delegacia Regional de Uberlândia, em parceria com a Secretaria Municipal Antidrogas e Defesa Social e a Polícia Militar, promoveram na noite desta quarta-feira (30), no Plenário Homero Santos, da Câmara Municipal de Uberlândia, o lançamento do Projeto Rede de Dentistas Protegidos de Uberlândia e Região.

A Rede de Dentistas Protegidos foi criada em Belo Horizonte e tem dado bons resultados com a prevenção de assalto e serviço também fundamental para encorajar as vítimas a denunciar e notificar ocorrências. Uberlândia é a primeira cidade do interior do estado a participar do programa.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Além da interligação dos profissionais, os consultórios e clínicas irão receber um selo para intimidar os bandidos. O sistema tem novidades como o aplicativo de celular Agentto, que pode ser baixado gratuitamente e que é uma rede social de segurança pública e pessoal, baseada em permitir que vítimas, testemunhas, comunidades e serviços públicos de emergência colaborem em tempo real. Desta forma, os dentistas ganham um aliado importante para impedir assaltos, furtos e arrombamentos nos consultórios. Para participar da rede é necessário que os dentistas se cadastrem no conselho. A adesão é totalmente gratuita.

A secretária municipal de Antidrogas e Defesa Social, Flávia Carvalho, que também é vereadora licenciada e cirurgiã dentista, afirma que foi um compromisso que ela fez com a classe de profissionais odontológicos da cidade em trazer essa rede de proteção para o município. A secretária lembrou também que a cidade é a segunda de Minas com o maior número de profissionais em odontologia. “Uberlândia é pioneira por ser a primeira cidade do interior a participar da rede, que vai contribuir para unir mais ainda a classe dos profissionais e aumentar a participação de uma rede de proteção e prevenção, com o principal objetivo de contribuir para a segurança pública”, contou.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

De acordo com o Major da Polícia Miliar Marcelo Salvarani, a Rede de Dentistas Protegidos é similar à Rede de Vizinhos Solidários e à Rede do Comércio Protegido. Ele afirma que a PM vai contribuir repassando orientações a respeito de segurança pública, como melhorar a iluminação de um determinado local, orientações para instalação de câmeras de seguranças e noções básicas de segurança na entrada e saída do trabalho. “A intenção é que realmente formem uma rede, que um profissional possa passar informações um para o outro sobre atitude de pessoas suspeitas, para proporcionar maior segurança para os dentistas”, disse.

Secom PMU