Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


NOSSA ASSOCIAÇÃO
MUNICÍPIOS
CONTAS PÚBLICAS
SERVIÇOS
NOTÍCIAS
CIS/AMVAP
CIS/PONTAL
CIAS/AMVAP
CIE/AMVAP
CISAM
JORNAL AMVAP
EVENTOS
BELEZAS NATURAIS
AGENDA
FOTOS
LINKS
CBH-PN3
Município| Contas Públicas | Licitações | Educação | Saúde | Economia | Festas e Turismo
-------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito - Sr. Luiz Carlos Davi

Prefeitura de Grupiara
Rua José Ferreira Castro, 09 - CEP 38470-000
Fone / Fax: (34) 3844-1368 | 3844-1369 | gabinete@terra.com.br

Município

As origens do municipio de Grupiara remontam o século XVIII, quando surgiram os primeiros moradores efetivos da cidade, atraídos pelo garimpo. O Instituto Histórico Geográfico Mineiro afirma, que ao longo das trilhas feitas pelos primeiros desbravadores dos sertões mineiros, foram sendo edificadas algumas construções, para servirem de reabastecimento aos bandeirantes que se destinavam às minas auríferas de Meia Ponte ( Perinópolis), Rio Vermelho ( Goiás Velho ) e Cuiabá (MT). Do surgimento destas aldeias, num crescimento lento e isolado, formaram -se varias currutelas, entre elas Grupiara. É confirmado que o porto "Mão - de - Pau" era o local onde as bandeiras transpunham o rio Paranaíba.
Em 1908 houve a formação do patrimônio, cujas terras foram doadas ao Mártir São Sebastião dos Troncos por : Domingos Antônio Rodrigues e outros herdeiros da finada Rita Antonia de Jesus. Este terreno deveria ser distribuído às pessoas pobres, que começaram a construir suas moradias em volta de uma igrejinha. Tempos depois a Igreja da Diocese de Uberaba, resolveu vender o terreno da cidade, e entre 1987 e 1988 apareceu no municipio a viúva do senhor Oderço Francisco de Matos que era a herdeira das terras do Patrimônio Público. O então prefeito Sr. Jorge Cândido da Silva, fez com a mesma um acordo amigável, e pagou pelas mesmas a quantia de 1 milhão de cruzados, resolvendo assim, definitivamente, a situação das mesmas. Quanto ao nome "Troncos " há duas hipóteses se sua origem: A primeira - É de que seria devido aos troncos de três grandes árvores de sucupiras que tinha na vila, sendo duas na propriedade do Major Afonso ( o mandão do lugar ),e a outra defronte o comércio de José França. Conta-se que os desafetos desses mandões eram castigados nessas árvores, que faziam às vezes de um pelourinho. A segunda - É que o nome vinha dos troncos de madeira, onde os escravos eram castigados.
A história de Grupiara é cheia de atos de violência, a exemplo de todas pequenas povoações, isoladas distantes da civilização, onde a lei era a dos mais rico e que tivessem o maior número de jagunços. Esses coronéis controlavam os moradores das vilas e redondezas, onde faziam seus "currais eleitorais" e os dominavam pelo chamado "voto de cabresto". Muitas vezes o eleitor era levado até a urna no "bico da carabina". Nas primeiras décadas do século XX o Major Augusto Batista Franco, apoiado por uma oligarquia de fazendeiros, mandava e desmandava na vila de Troncos. A vila integrava o município de Estrela do Sul e pertencia ao Distrito de Santa Rita. As primeiras escolas do povoado de Grupiara datam de 1927 e tinham separação de sexos: A dos meninos tinha como professor o Sr. José Paulo de Paula. A das meninas tinha como professora dona Alice do Amaral Batista, que era nora do Major Afonso. Pela lei nº 834, de 07 de setembro de 1923, consegui-se a criação do Distrito, emancipando - se de Santa Rita com nome de "GRUPIARA". Este nome se originou do cascalho dos garimpos que existiam na região.
Como prova da riqueza diamantífera foi encontrada pelo Sr. Modesto Antônio de Oliveira e seu filho um belo diamante, na localidade de Água Fria, às margens do rio Bagagem. O único meio de transporte na época era o cavalo e o carro de boi. Em 1935, com a vinda de Henrique Passos para a cidade, começaram os conflitos políticos entre ele e o Major Afonso. Muitos moradores, devido às brigas entre os dois, acabaram deixando o Município. As famílias que aqui ficaram só encontraram tranqüilidade após o Golpe de Estado, efetuado por Getúlio Vargas em 1937. Pela lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962, o distrito de Grupiara conseguiu sua emancipação político - administrativa, e na época era governador de Minas José de Magalhães Pinto, que para instalação do município, nomeia como entendente o Sr. Ranulfo Alves de Oliveira. Das escolas separadas por sexos, começa funcionar as Escolas Reunidas Coronel José Faleiros de Aguiar de 1.ª à 4.ª séries. Com o tempo, de vilas quase insignificante, Grupiara vai evoluindo "O Município está situado na região que foi rota de expansão das fronteiras da colonia para além da linha do Tratado de Tordesilhas, até as vastidões dos Sertões de Goiás e Mato Grosso.
Grupiara - quer dizer em linguagem indígena, jazida em cascalhos - surgiur do povoamento na Zona Diamantífera, onde foi encontrado, em 1852, o famoso diamante de Estrela do Sul. Troncos, antigo nome do município, elevou-se, em 1923, a categoria de distrito com o nome de Grupiara. Em 30/12/1962, foi emancipado de acordo com LEI 2764 foi desmembrado do Município de Estrela do Sul.


_______________________________________________________________
Datas Históricas

- 1908 houve a formação do Patrimônio

- As primeiras escolas do povoado de Grupiara datam de

- 1927 e tinham separação de sexos

- 07 de setembro de 1923, consegui-se a criação do Distrito

- 30 de dezembro de 1962, o distrito de Grupiara conseguiu sua emancipação político Localização



_______________________________________________________________
Localização

ÁREA (Km²)
DISTÂNCIAS RODOVIÁRIAS (Km)
Urbana
-
Uberlândia
134
Rural
-
Belo Horizonte
745
Total
193
Brasília
428
FONTE:

_______________________________________________________________
Aspectos Geográficos

Solo
Os solos derivados destas litologias, dominantes no território de Grupiara, são o Podzolico Vermelho Amarelo Eutrófico, textura média - cascalhenta / argilosa - cascalhenta, fase floresta subcaducifólia e o Cambissolo Eutrófico, textura argilosa / pedregosa, fase floresta caducifólia, ambos com o Horizonte A moderado e relevo forte ondulado. (ver 5.4 Solos).

Relevo
Plano: 25%, Ondulado: 60%, Montanhoso: 15%

Altitude
máxima 848 m, Cabec.Corrego Saco Feio
mínima 605 m, Cabec.Corrego dos Pereira

Hidrografia
Rio Paranaíba,
Represa de Emborcação
Bacia: BACIA DO RIO PARANAÍBA

Clima
Tropical quente e úmido


_______________________________________________________________
População

Evolução da População

CENSO
1970
1980
1991
1996
2000
Urbana
721
827
960
1.193
1.154
Rural
1.452
531
305
275
217
Total
2.173
1.358
1.265
1.468
1.371
FONTE: IBGE - 2000 dados preliminares

Números de Eleitores

ANO

Nº ELEITORES

TOTAL VOTOS

% DE ABSTENÇÕES
VOTOS BRANCOS
VOTOS NULOS
1996
1.279
1.236
3,36
10
12
1997
1.275
-
-
-
-
FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL


_______________________________________________________________
Infra-estrutura, comunicação e transportes

-

PRESTADORA DO SERVIÇO

% ATENDIDO

Habitação
Prefeitura
95
Saneamento básico
Prefeitura
100
Água
COPASA
100
Esgoto
Prefeitura
100
Energia Elétrica
CEMIG
100
Telefonia
TELEMAR
-
Correios
EBCT (01 agência)
-
Jornais
-
-
Transportes
-
-
FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL

 



© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br