Prefeitura de Santa Vitória e comandante da PM discutem ações contra a criminalidade

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Com o objetivo de discutir ações preventivas para coibir criminalidade no município, com foco na prevenção ao uso de drogas no âmbito escolar, o prefeito Genésio Franco de Morais Neto e o suplente de vereador Henrique se reuniram com o capitão PM Waldir dos Santos Teixeira – comandante da 255ª Cia./54º Batalhão da Polícia Militar de Ituiutaba, e o comandante do 7º Pelotão PM de Santa Vitória – tenente PM Varleno Gonçalves Gontijo. O prefeito Genesinho reivindicou a implantação do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) nas escolas.

Na ocasião, ficou definido, através do capitão Waldir, que será feito empenho para viabilizar, o mais breve possível, vaga no Curso de Instrutor do PROERD para um militar de Santa Vitória.

Já o tenente PM Varleno enfatizou que “somente após a qualificação do militar indicado será possível implantar o PROERD nas escolas”, igualmente feito na administração passada, quando era instruído pelo cabo PM Mauro, o qual foi transferido para outro destacamento militar. O capitão enfatizou ainda a parceria da Polícia Militar, no sentido de garantir a constante prevenção à criminalidade no município, em especial no diz respeito à prevenção e combate às drogas.

Ainda, sobre o assunto, o prefeito Genesinho ofereceu a contribuição da administração municipal à polícia, para a implantação e funcionamento deste importante programa nas escolas.

 

O que é o PROERD?

É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os Estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.

Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.