Abertas inscrições para prêmio de preservação do patrimônio cultural

Notícias AMVAP

Por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foram abertas as candidaturas ao 32º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A iniciativa reconhece, em âmbito nacional, ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro que, em razão da sua originalidade, criatividade, relevância e caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público.

O prêmio selecionará oito trabalhos representativos no campo do patrimônio cultural brasileiro, sendo uma de cada segmento, por categoria. O edital  prevê premiação de R$ 30 mil para cada iniciativa selecionada. Municípios que tenham desenvolvido ou estejam desenvolvendo ações nesse sentido e que tenham tido ao menos uma de suas etapas concluídas em 2018 podem concorrer.

As categorias são:
– Categoria I – iniciativas de excelência no campo do patrimônio cultural material: ações de identificação, documentação, proteção, conservação, promoção, difusão e educação patrimonial relacionadas ao patrimônio cultural material;
– Categoria II – iniciativas de excelência no campo do patrimônio cultural imaterial: ações de identificação, documentação, proteção, salvaguarda, promoção, difusão e educação patrimonial relacionadas ao patrimônio cultural imaterial.

Cada uma das categorias é composta pelos quatro segmentos a seguir:
– Segmento I – entidades governamentais;
– Segmento II – empresas e fundações privadas;
– Segmento III – outras instituições sem fins lucrativos da sociedade civil organizada;
– Segmento IV – pessoas físicas e representantes de grupos ou coletivos.

Os Municípios interessados em participar devem se inscrever até 17 de maio na Superintendência do Iphan do seu Estado ou via correio. A sessão pública para entrega do prêmio aos vencedores será realizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Os proponentes das iniciativas premiadas receberão o Selo do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – 2019 e poderão utilizá-lo em peças promocionais de marketing e publicidade.

Patrimônio + Turismo
Por ocasião do 32º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, entre os dias 23 e 25 de outubro de 2019, o Iphan – vinculado ao Ministério da Cidadania -, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), realizarão, em Porto Alegre, o Seminário Internacional sobre Potencial Econômico do Patrimônio em sua Dimensão Turística e o 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial.

Os eventos contam ainda com o apoio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.

O seminário refletirá sobre o potencial das cidades históricas a partir da interação entre patrimônio cultural e turismo, trazendo experiências de gestão de sítios do patrimônio nacional, em especial os da região Sul, e estrangeiros, como locais dinamizadores para o desenvolvimento econômico, social e cultural.

A partir dessas experiências, serão abordados temas que relacionam patrimônio cultural e turismo nas perspectivas do desenvolvimento; da sua relação com as comunidades; com o reuso do patrimônio; com o estabelecimento de indicadores para a sua avaliação; e com a sua qualificação a partir da construção de um sistema de certificação de destinos patrimoniais.

Publicações
Durante o evento, serão lançadas as edições 39 e 40 da Revista do Patrimônio do Iphan, dedicadas ao tema do Patrimônio Cultural e Turismo, intituladas: Boas práticas internacionais de gestão turística em sítios patrimoniais e Oportunidades e desafios para a gestão patrimonial em sua dimensão turística no Brasil e Região Sul.

Quer saber mais sobre patrimônio cultural? Acesse as publicações da área técnica de Cultura da CNM Preservação do Patrimônio Cultural: o Tombamento e o Registro de Bens Culturais e Patrimônio Cultural: o Tombamento e o Registro de bens culturais nos Estados.

Portal CNM