Amvap promove capacitação aos servidores e entidades em Tupaciguara

Nossos Municípios Notícias em Destaque

Nos dias 29 e 30/03, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Controladoria  Interna do Município, em parceria com a Associação dos Municípios da  Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP – ofereceu a capacitação  para servidores e entidades sociais sobre o “Marco Regulatório das  Organizações da Sociedade Civil” – Lei nº 13.019/2014.

O curso teve como objetivo falar da regulamentação do regime jurídico  do terceiro setor, com isso podendo promover mudanças em todo o  sistema de transferências voluntárias de recursos da Administração  Pública para organizações do chamado terceiro setor. A capacitação foi  promovida pelo assessor jurídico Alexandre Paiva da Associação dos  Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP.

Esteve presente o Procurador Geral do Município, dr. Renato José do  Nascimento, no ato representando o Prefeito Tenente Carlos, a  Secretária de Desenvolvimento Social, Daniela Rodrigues, a  Coordenadora da Controladoria do Município, Tarquiane Santana,  servidores de várias pastas, autoridades, representantes de entidades.

Foto: Ascom Tupaciguara
Foto: Ascom Tupaciguara

A capacitação ocorreu nos dias 29 e 30 de março no auditório Prof.  Carlos Antônio do Vale no Centro Administrativo Dr. Enodes de  Oliveira, e teve como alguns dos objetivos: objeto e âmbito de  aplicação da Lei;   vigência e seus efeitos; atores envolvidos,  conceitos e definições;  análise detalhada da legislação:  aplicabilidade da lei, princípios aplicáveis, diretrizes da lei e uso  de ferramentas de transparência e controle;   termo de colaboração:  conceito, forma de aplicação e demais disposições; termo de fomento:  conceito, forma de aplicação, procedimento de manifestação de  interesse social (o que é, quando se aplica e demais requisitos  exigidos); entre outros.

Foto: Ascom Tupaciguara
Foto: Ascom Tupaciguara

“O Marco regulatório veio para modernizar as relações do poder público  com as organizações da sociedade civil, as quais são agentes  fundamentais para a execução de iniciativas de interesse público e  para o aprofundamento da democracia. Tenho a certeza de que, após a  finalização do curso, os nossos servidores saem mais capacitados e as  organizações da sociedade civil saem também mais fortalecidas e que  possam colaborar cada vez mais com as transformações políticas,  sociais e econômicas do país, além de contribuir com o amadurecimento  das instituições públicas e com a democracia de nosso Município. Nosso  governo tem como lema uma gestão pública democrática, voltada para a  participação social, entendemos que organizações da sociedade civil  são a voz própria da sociedade organizada”, finaliza o Prefeito  Tenente Carlos.

Ascom Tupaciguara