Amvap recebe encontro técnico realizado pela parceria entre AMM e CNM

Notícias em Destaque

Ação Municipalista promoveu discussões sobre desafios enfrentados por municípios da região

A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap foi a primeira associação microrregional a receber o encontro “Ação Municipalista” nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Durante toda esta terça-feira (21/10) os municípios participantes puderam acompanhar um debate sobre a pauta municipalista e os principais desafios enfrentados pelos municípios mineiros.

O encontro é realizado por meio de uma iniciativa pioneira entre a Associação Mineira de Municípios – AMM e a Confederação Nacional dos Municípios – CNM. Em conjunto estas entidades estão percorrendo o interior do Estado.

Encontro "Ação Municipalista" na Amvap. Foto: Luiz Otavio Petri
Encontro “Ação Municipalista” na Amvap. Foto: Luiz Otavio Petri

Na sede da Amvap em Uberlândia os trabalhos foram abertos com uma palestra do coordenador de estudos técnicos da CNM, Eduardo Stranz. Em sua fala Stranz destacou a importância do encontro para estreitar os vínculos dos gestores municipais com entidades representativas da classe. “Buscamos cada vez mais que o movimento municipalista se fortaleça. Nossa luta é em defesa do fortalecimento do município. Desta forma o que precisamos é que cada vez mais os prefeitos se unam a este exército. Só conseguiremos mudar a realidade se tivermos força, que vem através da união”, concluiu Eduardo Stranz.

Palestra com Eduardo Stranz, coordenador de estudos técnicos da CNM. Foto: Luiz Otavio Petri
Palestra com Eduardo Stranz, coordenador de estudos técnicos da CNM. Foto: Luiz Otavio Petri

O coordenador de estudos técnicos ainda ressaltou que atualmente das cerca de 5.560 prefeituras aproximadamente 4.500 contribuem com os trabalhos desenvolvidos pela Confederação Nacional dos Municípios.

Na parceria com AMM o alcance aos municípios tem sido cada vez mais próximo. Para a entidade essa aproximação com os municípios e com as microrregionais é fruto de uma pesquisa integrada, que gera convergência nas demandas para otimizar e ganhar escala e qualidade na prestação de serviços. A coordenadora das áreas técnicas da AMM, Vivian Belezia, que acompanhou o evento em Uberlândia, destacou que objetivo é reforçar os esforços técnicos para oferecer projetos piloto aos municípios.

Ação Municipalista é realizada por meio de parceria entre CNM, AMM e AMVAP. Foto: Luiz Otavio Petri
Ação Municipalista é realizada por meio de parceria entre CNM, AMM e AMVAP. Foto: Luiz Otavio Petri

“O que encontramos aqui na Amvap são projetos de grande sucesso especialmente na área da saúde. Hoje a associação consegue oferecer mamografia digital, por exemplo, a um custo mínimo de R$7 reais. São exemplos dessa natureza que queremos ampliar, mostrar as cidades das diversas regiões do estado. Isso é a prova viva que a união em consórcios, realmente promove o desenvolvimento”, concluiu Vivian Belezia.