CIAS/Amvap realiza reunião de orientação ao preenchimento do SUAS

Notícias AMVAP

O Conselho Intermunicipal de Assistência Social da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – CIAS/Amvap realizou na manha desta quinta-feira (26/03) assembleia ordinária que discutiu diretrizes para o preenchimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. O Conselho busca por meio dos participantes mobilizar os gestores para que preencham o cadastro sobre a ótica de que esta ferramenta é capaz de contribuir para organização de serviços e ampliação a cobertura das ofertas de serviços sociais.

Reunião CIAS. Foto: Luiz Otavio Petri
Reunião CIAS. Foto: Luiz Otavio Petri

Para a presidente do CIAS/Amvap e secretária municipal de desenvolvimento social e trabalho de Uberlândia, Denise Portes, este tipo de encontro técnico permite qualificar os critérios de preenchimento do SUAS bem como uniformizar as ações entre os municípios.

Outro ponto alto da reunião realizada na sede da Amvap em Uberlândia foi o relato da presidente do Conselho entorno da visita realizada à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – Sedese. Denise destacou questões que vem sendo observadas como a necessidade de revisão do orçamento destinado à assistência social, o assessoramento e acompanhamento aos municípios, as diretrizes na implementação da lei 13.019, entre outros.

Denise Portes, reunião CIAS. Foto: Luiz Otavio Petri
Denise Portes, reunião CIAS. Foto: Luiz Otavio Petri

“Nossa grande demanda é sem dúvida à aproximação dos municípios ao estado, bem como o apoio na execução das políticas públicas voltadas para assistência social. Com isso sem dúvida os municípios estarão mais próximos das orientações do estado aos municípios no cumprimento das diretrizes para o setor”, concluiu Portes.