Índice de alfabetização nas escolas municipais de Santa Vitória supera a média estadual, com base no Proalfa

Nossos Municípios

Destaque para a E.M. Tancredo Neves, que saltou de 60,5%, em 2012, para 100% neste ano

As escolas municipais de Santa Vitória têm muito a comemorar neste ano, com os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa-2013), que afere no Ensino Fundamental a capacidade de ler, escrever, interpretar e fazer sínteses dos textos.

Segundo os dados divulgados na página do Simave, o nível de letramento dos alunos da Rede Municipal saltou de 85,4%, em 2012, para 97,5% em 2013, superando a média estadual, que ficou em 79,6%. A proficiência do município ficou no patamar de 621,4, bem acima da última avaliação, que esteve em 589,00.

Foto: Ascom Santa Vitória
Foto: Ascom Santa Vitória

Das cinco escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Vitória, três delas: E.M. São José, E.M. Geraldo Ribeiro e E.M. Luiz Dib superaram a média de proficiência alcançada pelas escolas estaduais e municipais.

A novidade dessa edição do PROALFA foi o remanejamento dos alunos da Escola Municipal Tancredo Neves, que se encontravam nos níveis baixo e intermediário de desempenho, para o nível recomendado. “Nesse contexto, a escola, desde o ano de 2011, tentava reverter esse quadro e, por meio de ações de intervenção, conseguiu a façanha de promover 100% de seus alunos do 3º ano para o patamar recomendável de alfabetização e letramento”, conforme explicou a secretária Municipal de Educação e Cultura, Carla Lima, que na oportunidade parabenizou toda a equipe da S.M.E.C, diretores e educadores das escolas municipais, e também aos alunos.

Para o prefeito Genesinho, os resultados indicam que a Educação está no caminho certo em Santa Vitória. Ele atribui o bom nível de letramento dos alunos aos investimentos por parte da Administração Municipal e estruturação das políticas púbicas da área da educação em Santa Vitória. “Também atribuo esses índices ao comprometimento e dedicação dos profissionais da educação, que contribuíram de forma efetiva para o sucesso da trajetória escolar dos alunos. Parabéns a todos!”, destacou o prefeito.

Ascom Santa Vitória