Ituiutaba: PSFs realizam atualização sobre hanseníase

Nossos Municípios

Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, está visitando e realizando atualizações e sensibilização sobre hanseníase.

O trabalho já foi levado a algumas unidades do Programa Saúde da Família – PSF, entre elas: o PSF Novo e Natal, onde as Agentes Comunitárias de Saúde – ACS, receberam a atualização sobre sintomas e também para identificar a doença.

26-07 Hanseniase Ituiutaba

A doença

A hanseníase se manifesta com manchas brancas, vermelhas ou marrons na pele, mais comuns nos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz e também atinge os nervos. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas pode variar entre dois e dez anos e os bacilos são transmitidos pela pessoa contaminada pelas vias respiratórias com tosses e espirros.

A doença provoca a diminuição ou a perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato e pode causar caroços e inchaços, engrossamento do nervo do cotovelo, áreas com redução de pelos e dores e sensações de choque, fisgadas e agulhadas em nervos das mãos, das pernas e dos pés. O tratamento é gratuito e pode durar de seis a 12 meses.

Ascom Ituiutaba