Monte Carmelo investe em melhorias para o saneamento básico

Nossos Municípios

Nesta segunda-feira, 23, a Prefeitura e o Dmae entregam um poço artesiano e uma adutora para a população dos bairros Santa Rita, Sidônio Cardoso, Santo Agostinho e União Carmelitana. A solenidade será realizada na Rua Pedro Faleiros, 1001, no bairro Santa Rita, a partir das 16h.

A construção do poço e de 1.125 metros de rede possibilitou um reforço de quase 14 milhões de litros de água a mais por mês no reservatório do bairro Santa Rita. Mais de 6.000 pessoas moram na região e enfrentaram escassez de água por vários anos.

Além deste, os demais investimentos feitos em abastecimento resultaram num aumento de mais de 70 mil litros de água a mais por hora nas redes da cidade, o que corresponde a mais de 20% sobre o volume distribuído anteriormente.

No bairro Catulina, a interligação dos reservatórios João Pinheiro e Catulina gerou mais 300 mil litros de água por dia a cerca de 600 casas servidas pelo sistema. Foram construídos aproximadamente 1.600 metros de adutora com recursos próprios, beneficiando em torno de 6.000 pessoas dos bairros Catulina I, II e III, Trevo, Planalto, Morada Nova, Cidade Jardim.

Na região do Alto da Vila Nova, a obra de interligação do poço do antigo frigorífico ao reservatório elevado do bairro Aeroporto beneficiou mais de 5.000 pessoas dos bairros Aeroporto, Vila Dourada, Jardim Ipiranga, Operário e Belvedere.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

No bairro Vila Nova, a obra foi de interligação do poço da antiga Nestlé ao da Avenida Romualdo Resende. Foram beneficiadas 4.200 pessoas dos bairros Jardim Oriente, Morada Nova, São Sebastião, Morada do Sol, parte alta do bairro Vila Nova, Nossa Senhora de Fátima, Belo Horizonte e Mundo Novo.

A interligação do poço da parte baixa do bairro Montreal ao reservatório elevado do Alto da Vila Nova e a construção de 1.830 metros de rede de água garantiram mais água a pelo menos 3.500 pessoas dos bairros Vila Nova, Alto da Vila Nova, Nossa Senhora de Fátima e Belo Horizonte.

No bairro Campestre, foram construídos 350 metros de redes de água e 162 de redes de esgoto. Lá, são 350 pessoas que passaram a contar com os serviços de saneamento básico. O bairro possui irregularidades nos loteamentos, o que impossibilita a construção de redes em algumas ruas.

A Prefeitura e o Dmae também investiram na construção da Estação de Tratamento de Água de Santa Bárbara e instalaram dois filtros para melhorar a qualidade da água servida para a cidade e perfuraram um poço artesiano no campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia. No povoado de Buritis, perfuraram um poço, construíram redes de água e instalaram reservatório com capacidade de 10 mil litros.

Além disso, também reformaram o reservatório do bairro Lagoinha. Esse reservatório ficou desativado por mais de três anos. Ele tem capacidade para armazenar 220.000 litros e a sua reativação beneficiou diretamente 3.000 pessoas dos bairros Lagoinha, Planalto, Lambari, Boa vista e Catulina.

Na Estação de Tratamento de Esgoto, foi aplicado produto à base de bactéria reduzindo em quase 90% do mau cheiro que incomodava os cerca de 6.000 moradores da região dos bairros Sidônio Cardoso, Santa Rita, Santo Agostinho, Jardim Américo e União Carmelitana.

No Aterro Sanitário Municipal, o investimento foi na ampliação de uma plataforma com área de 4.500 metros quadrados, aumentando a capacidade para 54.000 toneladas e a vida útil do aterro por mais três anos. Também foram feitas compactação, impermeabilização e construção de drenos para captação de gás e chorume destinados as lagoas de tratamento.

Ascom Monte Carmelo