Prefeitura de Uberlândia promove ‘Semana do Produtor Rural’ a partir de segunda (5)

Nossos Municípios

Os produtores rurais de Uberlândia vão contar, a partir da próxima segunda-feira (5), com uma semana de capacitações e diversas atividades gratuitas. Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, a “Semana do Produtor Rural” terá, entre os destaques, lançamento de um cartão de identificação exclusivo para o setor, feira de produtos do Novo Agro, dia de campo e palestras sobre empreendedorismo e avanços técnicos no campo.

Para participar do evento, é preciso se inscrever nos links disponibilizados para cada data no Portal da Prefeitura de Uberlândia (confira aqui). A programação segue até sexta-feira (9). A “Semana do Produtor Rural” foi instituída pela lei municipal 13.416/2021, sancionada pelo prefeito Odelmo Leão em fevereiro, e definiu como 7 de julho o dia desse profissional.

“Um dos compromissos da gestão Odelmo Leão é fomentar o desenvolvimento humano e profissional da população. No meio rural, identificamos que a profissionalização dos pequenos produtores rurais e a diversificação produtiva eram necessidades para que o setor pudesse ser cada vez mais economicamente sustentável. É o que temos buscado fazer na rotina da secretaria, e foi o que consideramos aos definirmos, junto com nossos parceiros, a programação da ‘Semana do Produtor Rural’ deste ano”, disse a secretária de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge.

Aprimorando a prática

A programação foi desenvolvida em parceria com a Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), o Sindicato Rural de Uberlândia, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater- MG), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A abertura será às 9h de segunda-feira com a palestra presencial sobre avicultura caipira, um dos pilares do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais (Novo Agro).

No decorrer da semana, haverá outras palestras (algumas presenciais, outras on-line) em torno dos temas: sistema agroflorestal, oportunidades e desafios para o agronegócio, melhoria genética na bovinocultura e turismo rural. Nas duas datas definidas como Dia de Campo, as atividades envolvem aplicação de pó de basalto em hortaliças, poda de goiabeira e capacitação sobre pscicultura em associação com a aquaponia.

Na próxima terça-feira (6), a população poderá participar da Feira Novo Agro, prevista para acontecer das 16h às 19h30 no Quiosque Multiuso do Parque do Sabiá. Seguindo todas as normas de biossegurança em vigor, será possível adquirir hortifruti e produtos da avicultura caipira, entre outros.

Serviço
O quê
: Semana do Produtor Rural
Quando: entre os dias 5 e 9 de janeiro
Acesse a programação e se inscreva para participar em: https://www.uberlandia.mg.gov.br/semana-do-produtor-rural/

 

ASCOM Uberlândia