Quatro novas UBSFs são entregues à população de Uberlândia

Nossos Municípios

Na semana em que Uberlândia completa 126 anos de emancipação, a Prefeitura Municipal entrega novas unidades de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF), ampliando o atendimento em várias regiões da cidade. Somente na última terça-feira (26/08) foram entregues quatro Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) nos bairros Canaã, Jardim Europa, Minas Gerais e Bom Jesus. As novas unidades têm abrangência com procedimentos de assistência básica a 28.800 moradores, levando serviços como consultas médicas, vacinas, curativos, bem como visitas domiciliares feitas por profissionais de saúde especializados, no sentido de acompanhar e orientar nos temas vitais como diabetes, hipertensão, gestação, além de temas cíclicos como: saúde da mulher, da criança e do idoso.

“A atenção primária é prioridade. Por isso, estamos ampliando as equipes de saúde da família desde o ano passado, que passaram de 50 para 70”, disse Gilmar Machado, prefeito de Uberlândia.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O trabalho de assistência às famílias começa com a etapa de treinamento e acolhimento das equipes já concluída, dentro dos parâmetros de atendimento mais humanizado, preconizado pelo Ministério da Saúde.

O planejamento estratégico para ampliar a rede de saúde uberlandense viabilizou ainda a instalação de duas unidades de apoio à saúde da família na zona rural, uma delas no assentamento Tangará, entregue no último sábado (24), local em que será oferecido atendimento na saúde primária para 1.530 moradores e cobrirá também mais seis assentamentos adjacentes. A outra unidade situada no assentamento Rio das Pedras entrará em funcionamento nesta sexta-feira (29), com a oferta de todos os serviços das demais instalações. “Abordamos um conceito de atendimento na saúde que respeita a igualdade dos cidadãos uberlandenses. Sendo assim, é indispensável estender todos os benefícios e melhorias a comunidade rural de modo integral e humanizado”, disse Almir Fontes, secretário de saúde de Uberlândia.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Mais que o cumprimento de metas estabelecidas de investimento nos setores da saúde, a população ganha com o estabelecimento dos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), obtendo o benefício trazido nas estratégias de expansão e qualificação da atenção básica. Por estes princípios os profissionais das especialidades médicas ampliam a resolutividade e diminuem impactos negativos nas condições de saúde da comunidade.

Segundo a dona de casa Vânia Carlos, a proximidade dos moradores com os profissionais de saúde que chegam ao bairro transmite a sensação de continuidade na assistência médica. “Ficou melhor poder contar com as equipes de saúde no meu bairro, tenho certeza que receberei acompanhamento mais frequente”, disse. Para a usuária Marildes Aparecida, contemplada pela inauguração da unidade do bairro Bom Jesus, a maior vantagem é contar com uma unidade próxima a sua casa. “Facilita muito a vida da minha família não precisar me deslocar para ser atendida em outro bairro”, disse.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Uberlândia dispõe de 70 equipes de atendimento cadastradas nesta modalidade distribuídas em 62 unidades posicionadas nos setores chave de abrangência. Referenciadas como sendo o passo inicial dos pacientes para inserção na rede municipal de saúde, as novas unidades vão contribuir para aliviar a sobrecarga de demanda nestas áreas de referência, tornando o atendimento mais adequado e facilitando o acesso a rede com melhoria da qualidade e humanização nos procedimentos.

Levantamentos realizados pelo Ministério da Saúde mostram que as estratégias executadas no Programa Saúde da Família resolvem até 80% dos casos de saúde da população. A vantagem que se destaca é o vínculo estabelecido entre médico e paciente, o que torna mais efetivo a detecção de sintomas que podem sinalizar doenças.

Secom PMU