Saúde regional na pandemia é discutida em assembleia geral da Amvap

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

A situação da saúde na região foi discutida na manhã desta sexta-feira (24/04) em assembleia geral da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap.

A reunião contou com a presença de prefeitos, secretários de saúde e os convidados, Dr. Lúcio Flávio de Faria e Silva, Promotor de Justiça de Defesa da Saúde, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais-MPMG e o médico infectologista da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, Dr. José Humberto Caetano Marins, que pode tirar dúvidas dos municípios.

Em pauta, a pandemia provocada pelo novo Coronavírus. O promotor reconheceu que o sistema público de saúde da região não está equipado para atender a demanda recorrente em função da pandemia. Ele destacou ainda que mesmo sem o agravamento dos casos o sistema já demonstrava quadro crítico e incapaz de atender a demanda de média e alta complexidade na microrregião.


Promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Dr. Lúcio Flávio de Faria e Silva

“O Ministério Público vem buscando acompanhar de perto cada município e orientando sobre a importância das medidas de prevenção. Isso é o mais importante para minimizar o índice de contaminação. A falta de leitos não é novidade na região, isso aliada a falta de respiradores cria situação de risco e portanto precisamos lutar para minimizar a curva de contágio e diminuir o número de pacientes que chegam a um quadro clínico grave”, disse o promotor.

O presidente da Amvap e prefeito de Prata, Dr. Anuar Arantes Amui, reforçou que a Amvap, desde o início, vem alinhando medidas juntos aos municípios, por meio de recomendações de ações de enfrentamento a Covid-19.

“Mais uma vez a nossa associação cumpriu um importante papel no fortalecimento dos municípios. Especialmente nesse momento delicado. De forma conjunta traçamos ações capazes de levar proteção a nossa população. Respeitando o decreto do Estado para os 853 municípios, mas também considerando a particularidade de cada cidade que integra a Amvap”, disse Dr. Anuar.

Secretários Municipais de Saúde

Além dos prefeitos a assembleia contou com a participação de secretários municipais de saúde. As medidas de enfrentamento adotadas durante a pandemia foram estrategicamente alinhadas com as secretarias.

O Secretário Municipal de Saúde de Cachoeira Dourada, Mario Antônio de Oliveira, lembrou que as ações esbarram em duas questões, que chamou de delicadas: a falta de recursos financeiros e a falta de equipamentos.

“Buscamos o respaldo de algumas portarias e recursos para investir em prevenção. Estamos diariamente orientando a população. E Cachoeira Dourada por ser um município turístico redobramos os cuidados, especialmente em finais de semana, cumprindo a necessidade de ações de conscientização da importância da prevenção que cada pessoa deve adotar”, disse o secretário.

Desincompatibilização

A assembleia também elegeu e deu posse a novos membros da diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Paranaíba – CIS/Amvap. Assume como presidente o prefeito de Cascalho Rico, Dário Borges de Rezende e como vice-presidente o prefeito de Prata, Dr. Anuar Arantes Amui.

A eleição para os cargos na diretoria do CIS/Amvap se dá em função do prazo para desincompatibilização, de seis meses antes das eleições, para aqueles que ocupam cargos eletivos e pretendem concorrer no próximo pleito eleitoral como é o caso dos prefeitos que ocupavam os cargos antes.