Tupaciguara busca impulsionar piscicultura em reunião com o Ministério da Pesca

Nossos Municípios

Um frigorífico para abate de peixes já está  sendo construído no município

Representantes do Ministério da Pesca estiveram em Tupaciguara na quarta-feira (28/05), a convite da Secretária Municipal de Turismo e Pesca, Rosângela Andrade Ferreira para tratar de assuntos referentes ao Polo de Piscicultura.

A reunião aconteceu no Gabinete da Prefeita e contou também com a presença de representantes da UFU – Universidade Federal de Uberlândia – EMATER, empresários do ramo de pesca, produtores de tilápia, da Prefeita Edilamar, dos secretários municipais: Rosângela Andrade Ferreira, Rosália Prudente, Mirian Lúcia Sales e Marcelo Novais; da representante do IEF Cristiane Martins e da Bióloga Daniela Alves (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).

Autoridades discutem planejamento do polo em piscicultura. Foto: Ascom Tupaciguara.
Autoridades discutem planejamento do polo em piscicultura. Foto: Ascom Tupaciguara.

O polo de piscicultura, criado através de lei municipal, foi implantado em Tupaciguara, ano passado e compreende a criação de tilápias em tanque rede ou escavado e pretende gerar de imediato 300 empregos diretos e 500 indiretos.

Várias gestões já foram feitas para que o projeto siga em ritmo acelerado, como a assessoria consultiva do economista Eudécio Casassanta, especialista na área de aqüicultura, que também participou da reunião.

A secretaria de turismo e pesca quer agora alavancar novos projetos e para isso precisa contar com o apoio operacional do Ministério da Pesca. Além do encaminhamento dos projetos, as questões ligadas às licenças ambientais são os maiores entraves para conseguir recursos de investimento nesta área.

Representantes locais discutem o tema com Renato Cardoso, Técnico em Aquicultura do Ministério da Pesca. Foto: Ascom Tupaciguara.
Representantes locais discutem o tema com Renato Cardoso, Técnico em Aquicultura do Ministério da Pesca. Foto: Ascom Tupaciguara.

Segundo o engenheiro agrônomo e gerente da EMATER, Gilberto Carlos de Freitas, este órgão está à disposição para auxiliar os investidores e a própria secretaria de turismo e pesca em questões ambientais e também para apresentar estudos e pesquisas realizados pela EMATER na área de aqüicultura. Outra novidade foi que a EMATER se comprometeu a promover um curso de capacitação dos agrônomos para receber treinamento específico e desta forma auxiliar os empresários do setor.

Uma das grandes conquistas desta reunião foi estabelecer parceria com a UFU, que esteve representada pelo professor e médico veterinário e aquacultore Dr. Frederico A. A. Costa. A Universidade Federal se dispôs a ajudar na capacitação de mão de obra técnica especializada na área e também no apoio operacional do projeto.

Estiveram presentes também os empresários e sócios Luiz Carlos Pajuaba Júnior e Bruno Guilherme Xavier Almeida (São Paulo) donos do frigorífico para abate de peixes, que já está em fase final de acabamento e criadores de tilápia em tanque rede.

Prefeita Edilamar Novais Borges, discute o empreendimento com investidores. Foto: Ascom Tupaciguara.
Prefeita Edilamar Novais Borges, discute o empreendimento com investidores. Foto: Ascom Tupaciguara.

Renato Cardoso do Ministério da Pesca deixou bem claro o apoio do governo federal ao projeto e ainda sugeriu a criação de cursos ligados ao setor de piscicultura através do PRONATEC. Para a Secretária municipal de educação estes cursos serão muito bem-vindos e poderão acontecer já no próximo ano.

Segundo Rosângela Andrade, Secretária de Turismo e Pesca a reunião foi muito proveitosa. “Vemos na piscicultura um setor de grande impulso em nossa economia e estamos trabalhando para tornar este projeto uma realidade rentável em pouco tempo. A reunião foi muito produtiva pois além do apoio do governo federal , conquistamos uma nova aliada que é a UFU. Tenho certeza de que vamos alavancar o polo de piscicultura ainda mais. No próximo dia 05, está marcada um encontro na cidade de Ituiutaba com o palestrante Dirceu Alves Ferreira – Coordenadior técnico estadual de pequenos animais – que acontecerá na FECIAGRO. A prefeitura em pareceria com a  EMATER  disponibilizará um ônibus para que os interessados e investidores do setor rural, possam assistir as palestras e participar das oficinas ministradas pela EMATER, seria muito importante a participação de Tupaciguara neste evento e aproveito o momento para deixar este convite”, concluiu a Secretária.

Ascom Tupaciguara