Uberlândia sedia 1º Encontro Regional de Acolhimento Familiar do Triângulo Mineiro

Nossos Municípios

Evento promove discussões sobre aspectos jurídicos e psicológicos do projeto social

Hoje (23), o Auditório Cícero Diniz, localizado no Centro Administrativo Virgílio Galassi, foi palco de um importante evento voltado à solução de dúvidas sobre o acolhimento familiar: o I Encontro Regional de Acolhimento Familiar do Triângulo Mineiro – Relevância e desafios na prática do acolher.

Com parceria da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, o evento é realizado pela ONG Missão Sal da Terra, por meio do serviço Família Acolhedora, e se estende até amanhã (24). O objetivo é discutir a importância do serviço, a preservação do direito à convivência familiar e comunitária e o trabalho social com as famílias.

“Nós estamos trazendo essa discussão para o pessoal da rede de Uberlândia conhecer melhor o serviço de acolhimento familiar, porque é um serviço previsto por lei e é muito novo. São poucos municípios que têm. É uma quebra de paradigma mesmo, dessa questão de instituição de acolhimento familiar, pois muitas pessoas têm dúvidas”, explicou Karina de Melo Garcia, coordenadora do Família Acolhedora.

No primeiro dia de evento, foi realizada a palestra de abertura “Toda criança tem direito de viver em família”, ministrada por Neusa Cerutti, coordenadora do Serviço de Família Acolhedora de Cascavel (PR). Além disso, os presentes puderam contar com uma apresentação artística.

Programação

Para amanhã (24), a programação começa às 8h com o credenciamento. A primeira mesa redonda tem início às 8h30, com o tema “Aspectos Jurídicos e Práticos do Acolhimento Familiar – A importância do sistema de justiça no fomento à implantação dos serviços de acolhimento familiar”, por José Roberto Poiani, Juiz da Vara da Infância e Juventude de Uberlândia, bem como a discussão sobre “Família Acolhedora em Uberlândia”, por Karina Melo Garcia, coordenadora do Família Acolhedora de Uberlândia. Outro ponto abordado durante a mesa redonda será “Implicação do MP na garantia da preservação do direito à convivência familiar e comunitária”, ministrada pelo Ministério Público.

Às 10h15 acontece a palestra “Aspectos do Acolhimento da Primeira Infância em Família Acolhedora”, por Lara Naddeo, do Instituto Fazendo História. A programação retorna às 13h com a palestra “Da neurociência à ciência da vida”, por Sandra Sobral, presidente do Instituto Geração Amanhã. Às 14h, Alice Bittencourt no NECA ministra a palestra principal do evento, denominada “Trabalho social com famílias de origem e a rede de garantia de direitos”. Às 15h45 acontece a última mesa redonda, com o tema “Aspectos afetivos do acolhimento familiar”, por Míriam Tachibana e Juçara Clemens, doutoras e professoras da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

ASCOM Uberlândia