Ituiutaba sediou Audiência Pública para discutir a criação da região Metropolitana do Triângulo.

Nossos Municípios Notícias em Destaque

 AudienciaPublica-02Ago2013 (1)

Confirmando seu posto de cidade pólo da microrregião do Pontal do Triângulo Mineiro, Ituiutaba sediou,  na Câmara Municipal de Vereadores, uma Audiência Pública, onde foi discutida a criação de uma Região Metropolitana do Triângulo. Encabeçada pela deputada Estadual, Liza Prado, o Projeto de Lei Complementar, visa a incorporação de 66 municípios para formação da Região Metropolitana, que, se consolidada, vai trazer muitos benefícios à toda região.

Como qualquer outra região do Estado, uma Região Metropolitana é atendida por todos os órgãos estaduais, de todos os poderes. Porém, em função das características e dilemas comuns, há um órgão específico do Poder Executivo para apoio e gestão das regiões metropolitanas estaduais: a Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana.

 Subordinadas a essa Secretaria, existem as agências metropolitanas de Belo Horizonte e do Vale do Aço, responsáveis por articular as ações específicas de cada região, de acordo com suas características peculiares. Os benefícios diretos e mais facilmente identificados pela população com a instituição de uma Região Metropolitana são: A eliminação de ligações interurbanas, com tarifa apenas local; maior acesso a recursos públicos estaduais e federais; maior acesso a recursos para a realização de obras de infraestrutura nos Municípios integrados; aumento do teto para financiamento ao Programa Minha Casa Minha Vida; tarifas integradas de transporte intermunicipal e a custos reduzidos e muitos outros

 O prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro, anfitrião do evento, ressaltou a união das forças políticas e viu com muito otimismo a proposta da criação da Região Metropolitana. “Hoje toda nossa região já é integrada, funcionando basicamente, como uma Região Metropolitana, contudo sem os benefícios. Vamos trabalhar com os deputados que nos representam, para que apoiem e se mostrem favoráveis à iniciativa da nossa deputada Liza Prado, visando a concretização desta Região Metropolitana. Se é para melhorar e trazer benefícios para nossa cidade e região, vamos unir forças e trabalhar em prol do fortalecimento deste benefício”, ressaltou Luiz Pedro.

O deputado Romel Anízio Jorge (Romão), que presidiu a audiência, salientou a importância da união e do trabalho em prol de nossa região. “Vamos lutar juntos para fortalecer nossa região, pois serão 66 municípios beneficiados com a solidificação deste projeto”, disse Romão. Os deputados Weliton e Elismar Prado também compareceram à Audiência e foram enfáticos em mencionar que o projeto é o legítimo “ganha/ganha”. “Após a aprovação deste projeto, serão inúmeros benefícios para todos os municípios incorporados. Temos que unir forçar, para conseguir aprovar e fazer este projeto virar realidade”, enalteceu Weliton Prado.

 O deputado Estadual, Zé Maia, também foi muito favorável ao projeto que, segundo ele, será um divisor de águas para a região. “Sabemos das dificuldades de todos os municípios, principalmente os menores, que não são auto-suficientes e dependem dos recursos. Estaduais e Federais, que, com a implantação desta Região Metropolitana, terão muito mais facilidade e acesso a recursos”, disse Zé Maia.

 A autora do Projeto e deputada Estadual, Liza Prado, se mostrou muito empolgada com o apoio que tem conseguido em prol da solidificação desta Região Metropolitana. “Nossa discussão em Ituiutaba foi muito proveitosa, aqui mostramos um pouco dos benefícios da criação desta Região Metropolitana, e a importância da instituição da mesma para o Triângulo. Vamos juntos rumo à vitória em mais esta batalha”, afirmou Liza Prado. Além dos deputados já citados, também participaram da reunião, vereadores e representantes de várias cidades de nossa região.

Fonte: Prefeitura de Ituiutaba.