O segundo maior aeroporto de Minas Gerais terá ampliada a estrutura técnico-operacional até 2029, sendo que a primeira fase será concluída até 2019. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (12), no Centro Administrativo Municipal, pelo prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, e o superintendente local da Infraero, Sérgio Kennedy. O projeto de desenvolvimento do Aeroporto Tenente-Coronel Aviador César Bombonato contempla a ampliação da capacidade de atendimento de passageiros dos atuais 2,4 milhões anuais para 8,2 milhões. Hoje a movimentação é de pouco mais de um milhão por ano, o que representa 50% da capacidade.
Mesmo sendo um sítio aeroportuário que atende a todos os requisitos técnico-operacionais e à linha de conforto exigida pelos padrões da aviação civil, a intenção é de investir em melhorias. Para tanto, a prefeitura decidiu ser parceira da Infraero nos projetos de expansão, visando aos resultados positivos que o modal aéreo pode trazer para Uberlândia no campo econômico.
Um protocolo firmado em janeiro deste ano em Brasília autorizou o poder público municipal a doar duas áreas ao lado do sítio aeroportuário. Em contrapartida, o Governo Federal, por meio da Infraero, montou o plano diretor e tem liberado recursos estimados em R$ 190 milhões para a execução das obras até o fim do cronograma. Na ocasião, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, destacou a importância do aeroporto de Uberlândia, visto que situa-se em uma região estratégica (acesso a todas as regiões do país) e por ser um dos maiores que continuam sob a administração da empresa pública. Alguns investimentos já foram iniciados e as obras das novas áreas devem ter início em breve, visto que a ordem de serviços será expedida no final de junho.
A expansão servirá para ampliar o pátio de aeronaves e equipamentos, salas de embarque e desembarque, pista de pouso e decolagem, instalação do terminal de logística, área de estacionamento, dentre outros espaços. Para se ter uma ideia, com o aumento do pátio, o município terá possibilidade de comportar também uma aeronave do tamanho igual ao de um Boeing-767 (capacidade de 200 a 300 passageiros; 48,5 metros de comprimento e 47,6 metros de envergadura). O aeroporto de Uberlândia é localizado entre os bairros Aclimação, Alto Umuarama e Ipanema, zona leste da cidade. A ampliação não exigirá nenhuma desapropriação no entorno, visto que as áreas cedidas são suficientemente necessárias para regularização das pendências operacionais e atendimento das aeronaves cargueiras, principal objetivo do município.
“Para a Copa do Mundo de 2014 teremos os novos pátios. A Prefeitura vai passar a área 2 e a área 3 ainda neste ano, para que possamos ter um grande complexo e um terminal de cargas, porque essa é a nova indústria que temos nos aeroportos. Eles só crescem se forem de passageiros e de logística. Esse é um esforço que estamos fazendo, cumprindo o plano diretor e dando nossa contribuição dentro do prazo”, afirmou o prefeito Gilmar Machado, que deve ir à capital federal no próximo mês se reunir com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para discutir questões ligadas ao ILS (Instumental Landing System).
Embora não possua um terminal de logística de cargas, o aeroporto já exerce em grande porção a movimentação de carga aérea. Em 2007, a quantidade de toneladas movimentada foi de 1,1 milhão. Em 2012, esse índice subiu para 1,6 milhão de toneladas. Os números fazem com que a movimentação seja maior do que a do aeroporto de Florianópolis, que já conta com o terminal de cargas em funcionamento.
“O que precisamos é fazer o fomento deste serviço prestado com sua totalidade para gerar maior cubagem e entusiasmo dos parceiros para que possamos trazer uma aeronave cargueira. Precisamos consolidar de vez o modal aéreo”, destacou Sérgio Kennedy, superintendente local da Infraero.
ILS
A administração do aeroporto tenta colocar em operação, o mais rápido possível, o ILS. O equipamento já se encontra instalado, homologado e em condições plenas de funcionamento. Para entrar definitivamente em operação, o aeroporto aguarda o aval dos estudos técnico-operacionais de segurança feitos pela Infraero e entregues à Anac, órgão regulador que determinou o cumprimento de novos requisitos para o funcionamento. O ILS possibilita a continuidade das operações em condições meteorológicas adversas, como nos casos de chuva, fortes ventos e demais circunstâncias causadoras de baixa visibilidade e baixa altitude. O instrumento reduz o número de perdas de aproximação e arremetidas, além de contribuir para a melhoria do nível de segurança operacional aeroportuária.
Fases de expansão do aeroporto de Uberlândia
- Elaboração e assinatura de novo acordo de cooperação
- Elaboração do Plano Diretor
- Estudo de viabilidade de celebração de parceria público-privada (PPP) para o desenvolvimento do complexo de logística de carga
- Estudo do novo cronograma para ajuste dos investimentos em função do Plano Diretor
- Transferência da área 02
- Despesas de encargos cartoriais para transferência da área para domínio da União
- Elaboração dos estudos ambientais e obtenção das licenças para os empreendimentos
- Elaboração dos projetos para obras de execução do terminal de logística de carga aérea, pátios e taxiway de acesso
- Execução dos empreendimentos relativos ao terminal de logística, pátios e taxiway de acesso
- Estudo de viabilidade repasse de novas áreas para expansão do aeroporto