Projeto de expansão do Aeroporto de Uberlândia é apresentado

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O segundo maior aeroporto de Minas Gerais terá ampliada a estrutura técnico-operacional até 2029, sendo que a primeira fase será concluída até 2019. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (12), no Centro Administrativo Municipal, pelo prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, e o superintendente local da Infraero, Sérgio Kennedy. O projeto de desenvolvimento do Aeroporto Tenente-Coronel Aviador César Bombonato contempla a ampliação da capacidade de atendimento de passageiros dos atuais 2,4 milhões anuais para 8,2 milhões. Hoje a movimentação é de pouco mais de um milhão por ano, o que representa 50% da capacidade.
Mesmo sendo um sítio aeroportuário que atende a todos os requisitos técnico-operacionais e à linha de conforto exigida pelos padrões da aviação civil, a intenção é de investir em melhorias. Para tanto, a prefeitura decidiu ser parceira da Infraero nos projetos de expansão, visando aos resultados positivos que o modal aéreo pode trazer para Uberlândia no campo econômico.

Um protocolo firmado em janeiro deste ano em Brasília autorizou o poder público municipal a doar duas áreas ao lado do sítio aeroportuário. Em contrapartida, o Governo Federal, por meio da Infraero, montou o plano diretor e tem liberado recursos estimados em R$ 190 milhões para a execução das obras até o fim do cronograma. Na ocasião, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, destacou a importância do aeroporto de Uberlândia, visto que situa-se em uma região estratégica (acesso a todas as regiões do país) e por ser um dos maiores que continuam sob a administração da empresa pública. Alguns investimentos já foram iniciados e as obras das novas áreas devem ter início em breve, visto que a ordem de serviços será expedida no final de junho.

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A expansão servirá para ampliar o pátio de aeronaves e equipamentos, salas de embarque e desembarque, pista de pouso e decolagem, instalação do terminal de logística, área de estacionamento, dentre outros espaços. Para se ter uma ideia, com o aumento do pátio, o município terá possibilidade de comportar também uma aeronave do tamanho igual ao de um Boeing-767 (capacidade de 200 a 300 passageiros; 48,5 metros de comprimento e 47,6 metros de envergadura). O aeroporto de Uberlândia é localizado entre os bairros Aclimação, Alto Umuarama e Ipanema, zona leste da cidade. A ampliação não exigirá nenhuma desapropriação no entorno, visto que as áreas cedidas são suficientemente necessárias para regularização das pendências operacionais e atendimento das aeronaves cargueiras, principal objetivo do município.

“Para a Copa do Mundo de 2014 teremos os novos pátios. A Prefeitura vai passar a área 2 e a área 3 ainda neste ano, para que possamos ter um grande complexo e um terminal de cargas, porque essa é a nova indústria que temos nos aeroportos. Eles só crescem se forem de passageiros e de logística. Esse é um esforço que estamos fazendo, cumprindo o plano diretor e dando nossa contribuição dentro do prazo”, afirmou o prefeito Gilmar Machado, que deve ir à capital federal no próximo mês se reunir com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para discutir questões ligadas ao ILS (Instumental Landing System).

Embora não possua um terminal de logística de cargas, o aeroporto já exerce em grande porção a movimentação de carga aérea. Em 2007, a quantidade de toneladas movimentada foi de 1,1 milhão. Em 2012, esse índice subiu para 1,6 milhão de toneladas. Os números fazem com que a movimentação seja maior do que a do aeroporto de Florianópolis, que já conta com o terminal de cargas em funcionamento.

“O que precisamos é fazer o fomento deste serviço prestado com sua totalidade para gerar maior cubagem e entusiasmo dos parceiros para que possamos trazer uma aeronave cargueira. Precisamos consolidar de vez o modal aéreo”, destacou Sérgio Kennedy, superintendente local da Infraero.

ILS

A administração do aeroporto tenta colocar em operação, o mais rápido possível, o ILS. O equipamento já se encontra instalado, homologado e em condições plenas de funcionamento. Para entrar definitivamente em operação, o aeroporto aguarda o aval dos estudos técnico-operacionais de segurança feitos pela Infraero e entregues à Anac, órgão regulador que determinou o cumprimento de novos requisitos para o funcionamento. O ILS possibilita a continuidade das operações em condições meteorológicas adversas, como nos casos de chuva, fortes ventos e demais circunstâncias causadoras de baixa visibilidade e baixa altitude. O instrumento reduz o número de perdas de aproximação e arremetidas, além de contribuir para a melhoria do nível de segurança operacional aeroportuária.

Fases de expansão do aeroporto de Uberlândia

  1. Elaboração e assinatura de novo acordo de cooperação
  2. Elaboração do Plano Diretor
  3. Estudo de viabilidade de celebração de parceria público-privada (PPP) para o desenvolvimento do complexo de logística de carga
  4. Estudo do novo cronograma para ajuste dos investimentos em função do Plano Diretor
  5. Transferência da área 02
  6. Despesas de encargos cartoriais para transferência da área para domínio da União
  7. Elaboração dos estudos ambientais e obtenção das licenças para os empreendimentos
  8. Elaboração dos projetos para obras de execução do terminal de logística de carga aérea, pátios e taxiway de acesso
  9. Execução dos empreendimentos relativos ao terminal de logística, pátios e taxiway de acesso
  10. Estudo de viabilidade repasse de novas áreas para expansão do aeroporto