Reunião do CIS Pontal foi realizada em Ituiutaba

Notícias em Destaque

Aumento do quadro de médicos e agilidade no atendimento à saúde ,foram alguns dos temas discutidos.

Fonte: Prefeitura de Ituiutaba

O prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo, presidiu na tarde de segunda-feira, 13/05, sala de reuniões da Prefeitura Municipal, mais uma reunião do CIS-PONTAL – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Pontal.

No encontro, onde  foi apresentada inicialmente a prestação de contas relativa ao mês de fevereiro/2013, além do convênio referente ao Hospital São José, temas voltados a saúde pública tiveram destaque. Os municípios da região, ligados ao CIS PONTAL,  cobram mais agilidade na marcação de cirurgias eletivas, pagas ao Hospital, via convênio com o Consórcio.

Outro assunto discutido na reunião foi o Sistema de Transporte de Pacientes – SETS, setor de  agentes endêmicos. Os ajustes no envio de pacientes para  exames de Anatomopatológicos, Ecodoppler e Teste Ergométrico também esteve na pauta de discussões.

Segundo o prefeito de Ituiutaba e presidente do Cis-Pontal, Luiz Pedro, a vinda do secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior para  Uberlândia, nesta terça-feira, será de suma importância para que a região possa apresentar uma pauta de reinvindicações ao Ministério da Saúde, em especial na implantação de UPAs e, principalmente, no projeto para a construção de um Hospital Regional em Ituiutaba.

Na mesma reunião, os secretários lamentaram a falta de médicos nas cidades do interior, e  discutiram mudanças que poderiam ser implantandas  por parte do Governo Federal quanto aos médicos residentes, para alterar a situação atual, e assim incentivar os médicos a migrarem para o interior do país.

Além dos secretários municipais de saúde, participaram da reunião,  representantes e consultores da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba- AMVAP, e o prefeito de Centralina, Elson Medeiros. Fazem parte do CIS-PONTAL os municípios: Cachoeira Dourada, Canápolis, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Santa Vitória e Ituiutaba.