Vacinação contra raiva animal começou na zona rural de Uberlândia.

Nossos Municípios

Começou a primeira etapa da campanha de vacinação contra raiva animal para cães e gatos na zona rural de Uberlândia. Seis equipes de agentes do Controle de Zoonoses vão percorrer toda área rural do município entre os dias 1 a 31 de julho. A estimativa é que oito mil animais sejam vacinados neste período. Na zona urbana, a segunda etapa da vacinação terá inicio no dia 17 de agosto.

vacinação animal

A raiva é uma doença de origem animal que quando ocorre em humanos, se não for tratada adequadamente, pode levar ao óbito. Em Uberlândia, não há registros de casos da doença em animais e humanos há 26 anos. É importante a adesão da população nesta campanha para atingir a meta de 80% da vacinação e manter o controle da infecção.

Devem ser vacinados contra a raiva animal cães e gatos com mais de três meses de vida. Durante o período de gestação e lactação, o animal não deve receber a dose da vacina. Para estes casos basta o dono do animal procurar o Centro de Controle de Zoonoses para aplicação da dose após o desmame dos filhotes.

A prevenção contra raiva ocorre através da vacinação dos animais domésticos e evitando o contato com animais de procedência desconhecida. A doença é transmitida por lambeduras, mordeduras, arranhaduras e secreções dos animais contaminados. Ao ser ferido por qualquer animal é importante buscar ajuda médica e tomar a vacina antirrábica em uma unidade de saúde.

gato vacinado

Os cães e gatos infectados pelo vírus transmissor da raiva apresentam agressividade repentina, dificuldade em engolir alimentos e ingerir água, em alguns casos paralisia muscular. A morte do animal acontece, em média, de cinco até sete dias após as manifestações dos sintomas. A doença não tem cura e a vacina é o único modo de evitar a contaminação.

Os moradores da zona rural que estiver com dúvida sobre como garantir o acesso a vacina devem entrar em contato com o Controle de Zoonoses e verificar a previsão das visitas na sua localidade

Fonte: Secom/Uberlândia