CCJ aprova admissibilidade de PEC que revê o Pacto Federativo

Notícias AMVAP

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº149, que estabelece um novo Pacto Federativo no país, teve a sua admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados na última terça-feira, 17 de maio. A proposta unificou todas as sugestões de alteração constitucional aprovadas em julho de 2015 pela Comissão Especial do Pacto Federativo, que debateu a adoção de um novo modelo de pactuação entre os entes federados.

A proposta surgiu como resultado de trabalho da comissão da Câmara e é de autoria do deputado Danilo Forte. As propostas ainda devem ser examinadas por uma comissão especial criada especialmente para essa finalidade. Em seguida, serão votadas pelo Plenário em dois turnos.

23-05 Pacto Federativo

Os principais objetivos da iniciativa são: ampliar os repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) de 21,5% para 22,5%; aumentar de 10% para 12% a parcela do IPI repassada pela União aos Estados, além de limitar em 16,5% o valor total distribuído pelo governo federal para cada Estado; estabelecer uma nova distribuição do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS) introduzindo o tamanho populacional como variável na formação do índice de participação.

A PEC prevê ainda um princípio constitucional para garantir a participação da sociedade na formulação, no acompanhamento contínuo, no monitoramento e na avaliação periódica do planejamento das políticas sociais.

Portal AMM com informações da Câmara dos Deputados