Inscrições para o Prêmio ANA 2020 são prorrogadas para 15 de agosto

Notícias Gerais

Reconhecer iniciativas que se destacam pela excelência e contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos no País é a proposta do Prêmio ANA que, em sua 7ª edição, comemora também os 20 anos de atuação da Agência Nacional de Águas (ANA) no Brasil. As inscrições para o concurso estão abertas e podem ser feitas gratuitamente, até 15 de agosto, pelo site: premio.ana.gov.br.

Entre as novidades desta edição, está a possibilidade de os três finalistas de cada categoria utilizarem em seus materiais de divulgação o “Selo Prêmio ANA: Finalista” ou o “Selo Prêmio ANA: Vencedor”, conforme resultado final do concurso. Serão premiados ações e projetos em oito categorias: Governo, Empresas de Micro ou de Pequeno Porte, Empresas de Médio ou de Grande Porte, Educação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Organizações Civis, Comunicação e Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).

Em edição histórica, o Prêmio ANA em 2020 apresenta algumas alterações em relação a 2017. As três categorias segmentadas de imprensa (Impressos e Sites, Rádio e TV) foram agrupadas em Comunicação, que conta com um formulário de inscrição específico. Além disso, os conteúdos e materiais jornalísticos enviados precisam ter sido veiculados a partir de 1º de julho de 2017.

Já a categoria Ensino foi substituída por Educação e passa a aceitar projetos e iniciativas de entidades de ensino não formal, como museus, centros culturais, de ciências, de educação ambiental, bibliotecas, jardins botânicos, zoológicos e planetários. Além disso, continuam podendo participar estudantes e profissionais de instituições de ensino médio e fundamental.

Outra novidade desta edição foi a inclusão da categoria Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, acrescentada para valorizar as ações de órgãos gestores de recursos hídricos, conselhos de recursos hídricos, comitês de bacias hidrográficas, agências de água e entidades delegatárias das funções de agências de água.

O Prêmio ANA 2020 terá uma Comissão Julgadora composta por oito membros externos à Agência e com notório conhecimento na área de recursos hídricos, meio ambiente ou comunicação. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade, inovação, impactos social e ambiental, potencial de difusão, sustentabilidade e adesão social. Para a categoria Comunicação, o critério de sustentabilidade não será aplicável.

A Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e a vencedora de cada uma das oito categorias. Para recebimento do Prêmio ANA 2020, o participante deverá comprovar estar regularizado no poder concedente, quando couber, no caso de regiões que tenham o sistema de regulação dos usos de recursos hídricos implantado.

Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.

Os vencedores do Prêmio ANA 2020 receberão um troféu, em cerimônia de premiação em Brasília (DF), com data e local ainda a serem definidos. A ANA arcará com as diárias e passagens dos finalistas para traslado dentro do território nacional, para até duas pessoas.

Cronograma 

  • Inscrições: até 15 de agosto de 2020
  • Divulgação dos finalistas: 10 de novembro de 2020
  • Anúncio dos vencedores: previsto para dezembro de 2020

Prêmio ANA 

Criado em 2006 pela Agência Nacional de Águas para reconhecer as melhores práticas e iniciativas voltadas ao cuidado das águas no País, o Prêmio ANA é a mais tradicional premiação do setor hídrico brasileiro e já contabilizou mais de dois mil trabalhos inscritos, premiando 40 projetos, de todas as regiões do Brasil.

Mais informações aqui e com o assessor do departamento de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, pelo telefone (31) 2125-2418.

Portal AMM