Política Nacional sobre Drogas abre vagas para curso destinado a gestores municipais

Notícias Gerais

O curso Política Nacional sobre Drogas: o que os gestores estaduais e municipais devem saber está disponível no Portal de Capacitação do Ministério da Cidadania. O material foi elaborado em parceria entre a Secretaria de Educação a Distância (Sead) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), ligada ao Ministério da Cidadania.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio do Observatório do Crack, acompanhou a live de lançamento do curso e incentiva os municipalistas a participarem da capacitação. A CNM entende que diante do cenário de expansão do uso e abuso de drogas por todo o território nacional, e conhecendo os impactos da circulação e do consumo nos pequenos Municípios, cursos que abordem esta temática podem contribuir com a gestão municipal.

Dividido em quatro módulos, o curso pretende oferecer uma aprendizagem didática, qualificada e gratuita sobre a Política Nacional sobre Drogas, também passando por conhecimentos de políticas públicas, ações de prevenção e tratamento. Destinado principalmente a gestores estaduais e municipais e profissionais que atuam em áreas relacionadas a drogas, a qualificação também é aberta ao público em geral.

As lições abordam conceitos sobre políticas públicas e legislação vigente, epidemiologia do uso de drogas, evidências sobre o que funciona e o que não funciona em políticas públicas, ações de prevenção e diretrizes para projetos de prevenção e tratamento. Além disso, é oferecido na modalidade a distância e possui linguagem autoinstrucional, ou seja, sem tutoria, com carga horária de 20h e certificação de conclusão.

As inscrições podem ser realizadas até 20 de dezembro de 2021 e as aulas possuem previsão de término no último dia de dezembro. Mais informações no Portal EaD do Ministério da Cidadania.

 

PORTAL CNM