Seminário Internacional sobre melhoria do ambiente de negócios teve presença da CNM

Notícias Gerais

O Seminário Internacional A Melhoria o Ambiente de Negócios no Brasil ocorreu entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, em Brasília. Parte da agenda estratégica do governo federal, a agenda propôs compartilhar práticas internacionais que podem promover o aumento estrutural da produtividade e da competitividade do país.

06-12-seminario-cnm

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do seminário, que tratou de temas como: abertura de empresas, insolvência, crédito, proteção de investidores e comércio internacional. Ainda durante a programação, foi apresentado um relatório que avalia o ambiente de negócios dos países, no quesito mais difundido pelo relatório o tempo e a burocracia exigida para a abertura de empresas.

No relatório Doing business, produzido pelo Banco Mundial, o Brasil ocupa a 175.º posição, e perdeu uma posição em relação ao resultado anterior. A abertura de uma empresa leva, na média global, 21 dias. No Brasil são 79,5 dias.

Representante da CNM esteve presente nos três dias do Seminário, promovido pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), pela Receita Federal do Brasil (RFB) e pelo Banco Mundial na Escola de Administração Fazendária (Esaf). Para a entidade, o evento representa uma oportunidade de conhecer práticas inovadores, que buscam promover um melhor o ambiente de negócios e os índices apresentados no país.

Portal CNM