Uberlândia amplia alcance e efetividade de equipamentos sociais

Nossos Municípios

Dos mais jovens até os mais experientes. Não foram poucas as pessoas que encontraram uma nova perspectiva de vida por meio dos equipamentos sociais oferecidos pela Prefeitura de Uberlândia em 2018, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação. Realidades diferentes que ganharam uma qualidade de vida ainda melhor, com mais de 2,6 milhões de atendimentos prestados e mais de 15 milhões de procedimentos executados, como visitas, estudos sociais, abordagens e orientações.

Formação profissional

Foi ampliado de 17 para 27 o número de cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pelo Município. Também foram oferecidas mais vagas nos Centros Profissionalizantes dos bairros Planalto, Lagoinha, Luizote, Morumbi e Campo Alegre. Ao todo, 4.267 jovens e adultos receberam certificados após concluírem as aulas. Desses, 1.365 garantiram vagas no mercado de trabalho logo após a certificação (cerca de 32%).

Acolhimento às crianças e adolescentes

Mais de mil pessoas foram atendidas pelos oito Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas). O projeto Bombeiro Mirim, retomado pelo prefeito Odelmo Leão, também ampliou suas vagas de 25 para 100 meninos e meninas entre 6 e 15 anos. Teve, ainda, o Congresso da Juventude, que chegou à sua 8ª edição com participação demais de cinco mil jovens entre 14 e 24 anos.

Estímulo aos idosos

Nos quatro Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais) – instalados nos bairros Laranjeiras, Guarani, Luizote e Brasil – os idosos participaram de atividades como coral, dança, hidroginástica, fisioterapia, musculação, alfabetização e informática básica. Os frequentadores também protagonizaram a 8ª Olimpíada do Idoso, que reuniu mais de 600 pessoas no Ginásio do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º BiMec). Sem contar a Casa Dia e o Condomínio do Idoso, que juntos acolhem quase 80 pessoas.

Proteção à mulher

A Prefeitura intensificou a atuação do Centro Integrado da Mulher (CIM), que atende, acolhe e encaminha as atendidas para a Rede de Atendimento das Mulheres Vítimas de Violência Conjugal e Intrafamiliar, em parceria com a Delegacia Especializada da Mulher, ONG’s e a Defensoria Pública. Mais de 9,3 mil atendimentos foram registrados, englobando 32 tipos de procedimentos.

Direito social

Assegurando um dos direitos constitucionais da população, o prefeito Odelmo Leão retomou, em parceria com a Caixa, o programa “Tchau Aluguel”. A iniciativa garante a construção de mais de 3,5 mil novas habitações na primeira etapa, cujos benefícios favorecerão as famílias cadastradas, com renda até R$ 2,6 mil (equivalente a três salários mínimos).

Quer ser beneficiado pelos projetos desenvolvidos pelo Município? Clique aqui e saiba mais.

ASCOM Uberlândia