Nova diretoria da Amvap toma posse em cerimônia na cidade de Indianópolis

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Mantendo a tradição do início de todos os anos, a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, realizou, nesta sexta-feira (20/01), a posse da nova diretoria de 2023. A cerimônia aconteceu no Pesqueiro Lagoa Azul, na cidade de  Indianópolis.

A nova diretoria tem à frente o Prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges. Ao lado dos demais membros, representados pelos gestores municipais das cidades associadas, ele assume o compromisso de dar sequência ao trabalho realizado nas últimas décadas e manter a associação com uma das mais importantes de Minas Gerais.

“É uma alegria muito grande estarmos assumindo a presidência da Amvap neste ano, juntamente com toda diretoria, com apoio dos prefeitos e prefeitas, e tenho certeza de que, unidos, vamos fazer um grande trabalho para todos os municípios”, afirma Lindomar.  

Além do presidente, a mesa diretora é composta pelo 1° Vice-presidente, João Rodrigues dos Reis, prefeito de Romaria do 2° Vice-presidente, Último Bittencourt de Freitas, prefeito de Monte Alegre de Minas e do 3° Vice-presidente, Renato Carvalho Fernandes, Prefeito de Araguari.

Durante a cerimônia, o presidente informou sobre os preparativos para o retorno da Copa Amvap 2023, um dos maiores torneios de futebol de campo do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O torneio se tornou referência do futebol amador entre os municípios que integram a associação e teve sua última edição realizada em 2014.

“Já estamos formatando um modelo para elaborar a volta do evento esportivo. A Copa era tradicional na nossa região e de alto nível. Ao lado de prefeitos e secretários de esportes, estaremos reunidos, na próxima terça-feira (24/01), para tratar do assunto”, explica o presidente da Amvap.

Medalha da Ordem Regional do Mérito Associativista.

Na sequência da cerimónia, foram entregues a três agraciados com a Medalha da Ordem Regional do Mérito Associativista. A honraria é um reconhecimento a personalidades que desenvolvem ações em favor da causa municipalista. Neste ano, receberam o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano; o prefeito de Tupaciguara, Francisco Neto e o Deputado Estadual Raul Belém.

Wender Luciano foi presidente da Amvap em 2021 e, atualmente, é o chefe do executivo de Gurinhatã. Segundo ele, receber a medalha é motivo de grande orgulho. “Sai de Gurinhatã, cidade pequenininha, que nunca teve um presidente da Amvap. Na gestão, enfrentamos uma pandemia, muito difícil, mas os prefeitos estiveram reunidos nesta hora” e conseguimos vencer.

Francisco Neto terminou, no final de 2022, a gestão como presidente da Amvap. Neto é prefeito de Tupaciguara e vem de tradicional família política local. Durante o discurso, agradeceu a medalha. “Agradeço aos prefeitos e prefeitas que me deram oportunidade de ocupar esta cadeira desta associação tão importante do Estado e União. Foi um privilégio trabalhar com esta equipe tão maravilhosa”.

Raul Belém foi prefeito de Araguari de 2012 a 2016. Atualmente, é deputado estadual pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele destacou a relevância da Amvap no cenário mineiro. “É uma associação que já fez muito pela nossa região, que é modelo para todo país, especialmente, por conta dos 24 municípios que compõem a Amvap. É um espaço para trabalhar de forma conjunta pelo desenvolvimento, o que facilita nosso trabalho como parlamentar para conseguir os recursos para região”.

As homenagens foram acompanhadas pelas autoridades políticas locais, prefeitos e pela nova diretoria do Consórcio Amvap-Saúde. Desde o começo do mês, quem está à frente da presidência é a prefeita de Araporã, Renata Borges.

”É uma satisfação assumir esse consórcio, que muito fez por nossos municípios. No ano passado foram mais de 57 mil atendimentos. Isso para nós é muito importante, desafoga a saúde das nossas cidades e acredito no trabalho de cooperativismo porque juntos vamos mais longe”, diz Renata.