Amvap: Agrimensura já soma mais de 80 projetos entregues em 2023

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

A Associação dos Municípios do Vale do Paranaíba – Amvap, tem se destacado em 2023 ao oferecer suporte a municípios em diversos serviços, incluindo engenharia de agrimensura.

Atualmente, o Departamento de Engenharia de Agrimensura conta com dois profissionais, ambos responsáveis ​​por atender às demandas recebidas.

“A solicitação de projetos geralmente vem dos municípios quando desejam loteamentos. Para acessar recursos realizados federais ou estaduais, um projeto é fundamental, sendo o nosso primeiro passo”, relata Hélio de Oliveira, técnico em agrimensura da Amvap.

De janeiro até o final de agosto deste ano, o Departamento já concluiu 81 projetos para 20 municípios que buscaram assistência da associação. A maior parte do trabalho está relacionada ao levantamento planialtimétrico, georreferenciamento, locação, unificação, retificação e desmembramento de áreas.

Entre as cidades atendidas, destacam-se Romaria, líder com 14 projetos concluídos, seguida por Santa Vitória, com 13 projetos, e Estrela do Sul, com 10 projetos realizados.

“Ao chegarmos à área pertencente à prefeitura, realizamos um levantamento detalhado para confirmar a matrícula e, em seguida, realizamos o altímetro para determinar o desnível do solo”, explica Hélio.

No passado, a Amvap atuou com patrulha motomecanizada, fabricação de mata-burros e até uma compensação gráfica para atender aos municípios. Com o surgimento de novas demandas e o avanço da tecnologia, foi necessário aprimorar e adotar outras ações, sempre com o intuito de acompanhar a evolução e as necessidades dos municípios, sem nunca deixar de lado a qualidade e a excelência dos serviços oferecidos.

“Utilizamos equipamentos avançados, como o GPS NTK, que fornecem coordenadas precisas e correções automaticamente em tempo real. Isso nos permite realizar uma variedade de serviços, desde o cadastramento de praças até o loteamento de terrenos”, afirma Hélio.

Com mais de 40 anos de atuação, a Amvap é hoje o principal apoio aos municípios em diversos serviços, como engenharia civil, engenharia agrimensura, assessoria em gestão pública e jurídica. Um dos motivos dessa forte atuação é o constante investimento em tecnologia e capacitação do corpo profissional, o que se reflete na melhoria da entrega dos serviços.

“Um exemplo dessa evolução é a velocidade de execução dos projetos de agricultura. Onde antes levavam semanas para serem concluídos, agora são finalizados em questão de horas, graças à utilização de tecnologias de ponta e ao conhecimento de uma equipe altamente comprometida”, afirma o presidente da Amvap, Lindomar Amaro Borges.