Amvap é premiada com o projeto Regulariza Municípios

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP, foi premiada com o 2º lugar na categoria de cidades pequenas do Prêmio Cidade Caminhável 2023. O projeto é o “Regulariza Municípios – Planos Diretores para Municípios verdadeiramente Inteligentes”, que representou as cidades da Microrregião do Vale do Paranaíba, MG.

O Prêmio Cidade Caminhável, realizado pelo Instituto Caminhabilidade, com o apoio da organização internacional Walk 21, reconhece e celebra iniciativas e projetos promovidos por entidades governamentais em cidades brasileiras, que tenham contribuído significativamente para a melhoria da caminhabilidade urbana.

Além de premiar os esforços notáveis, todos os projetos e iniciativas submetidos têm a oportunidade de serem reconhecidos e alcançarem visibilidade ao integrarem o mapa público de ações voltadas para a promoção das cidades brasileiras. Isso se alinha com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que foi estabelecida em 2012 para orientar o planejamento urbano e a mobilidade nas cidades.

A segunda edição do prêmio Cidade Caminhável recebeu um total de 32 inscrições válidas, representando 17 cidades, um conjunto de municípios, 7 estados e todas as regiões do Brasil.

O processo de avaliação ocorreu entre 29 de julho e 4 de agosto de 2023, de forma online e independente. Um júri composto por quatro especialistas em mobilidade urbana e planejamento de cidades foi responsável por avaliar os projetos em três categorias: cidades pequenas, médias e grandes.

O projeto “Regulariza Município – Planos Diretores para Municípios verdadeiramente Inteligentes”, que representou os municípios associados à AMVAP, obteve destaque, conquistando a segunda colocação na categoria de cidades pequenas. A iniciativa foi reconhecida por seu compromisso com a caminhabilidade, seu potencial de impacto, a promoção da participação social, colaborações transversais e inovação contextualizada.

O ‘Regulariza’ foi criado com o objetivo de auxiliar os municípios na regularização e atualização da legislação urbana local, além de estimular a elaboração e adequação do Plano Diretor, com enfoque no Plano Diretor do Município Inteligente (PDMI). Os estudos foram conduzidos pela doutora em planejamento, mobilidade e engenharia, Nadia Sudário. 

“Este resultado é muito importante para todos nós, pois é uma posição de destaque. Parabéns à AMVAP e aos municípios por esta conquista no Prêmio Cidade Caminhável 2023, que demonstra o comprometimento dos gestores com o desenvolvimento urbano inteligente e acessível a pedestres”, afirma o presidente da Amvap, Lindomar Amaro Borges.