Amvap participa da 1ª Conferência Municipal do Maio Laranja em Ituiutaba

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

O Maio Laranja é o mês para conscientizar a população sobre o abuso sexual na infância e na adolescência. Com o objetivo de mostrar para a população a importância de debater o assunto, foi realiza nesta quarta-feira (18/05), a 1ª Conferência Municipal do Maio Laranja em Ituiutaba.

As ações são coordenadas pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social da cidade. O encontro é voltado para profissionais da Assistência Social, Saúde, Educação, Polícia Civil e Militar e poder judiciário. O tema central é o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante todo dia o público acompanha uma programação composta por palestras sobre o assunto. O assessor em gestão pública da Amvap, Dr. Alexandro Paiva, falou da importância e a articulação do fluxo da rede local e regional.

“A ideia é preparar os municípios, no sentido do trabalho deles nas redes, para cada um entender o seu papel, além de estabelecer protocolos a partir da ocorrência da violência. Qual será o procedimento, quem dará o primeiro passo, como serão as ações entre os setores na Ação Social, Saúde e Educação, Ministério Público? Objetivo é falar deste fluxo da rede que compõe o sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes”, explica Dr. Alexandro Paiva.

O evento alusivo à campanha, que, anualmente, aborda o tema. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Aleuene Guedes Ferreira, chama atenção para os altos índices de casos de violência sexual infantil. “Os dados infelizmente têm aumentado a cada dia. Já temos no mês de maio de 2022 quase a mesma quantia de dados registrada em todo o ano de 2021.

A maior parte dos casos é contra o sexo feminino. Segundo o mais recente levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), dos estupros de vulneráveis ocorridos no Brasil, 83% das vítimas eram meninas. Adolescentes com idade entre 13 e 12 anos foram os mais violentados, acumulando aproximadamente 13,8% e 10,5% dos casos, respectivamente.

Hoje, as formas para denunciar situações de abuso ou exploração sexual são amplas. Entre os canais de disponíveis, estão: Disque 100 – principal especializado em crimes contra os direitos humanos; Disque 190 da Polícia Militar; Disque 181 da Polícia Civil, por onde as investigações começam.

“A violência sexual ocorre infelizmente todos os dias e, por isso, a conscientização deve ser constante, assim como devem ser diárias as divulgações dos canais de denúncias”, afirma Aleuene.