Amvap realiza curso “Patrimônio Cultural e Identidade”

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Trazer conhecimento para zelar e identificar o patrimônio cultural e identidade local, como também reconhecer outras culturas que transformam a sociedade em conjunto, é tema da capacitação  “Patrimônio Cultural e Identidade” promovido pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, nesta última terça-feira (31/10), na sede da Associação, no bairro Distrito Industrial em Uberlândia. 

O objetivo do curso foi promover uma discussão a respeito dos conceitos que estão sendo trabalhados ultimamente na questão do patrimônio cultural e a questão do conceito de identidade, espaço, lugar e território, e sua preservação. Tendo como palestrante o historiador, mestre em geografia e doutorando em geografia pela UFU o professor, Cláudio Scarparo Silva.

De acordo com o professor, Cláudio Scarparo Silva, muitas vezes esses conceitos ficam distantes da realidade das pessoas que não conseguem dar o devido cuidado e atenção. A capacitação irá contribuir para o entendimento e para que o trabalho na preservação possa fluir com mais qualidade zelando pelos espaços e locais que abrigam manifestações culturais da própria coletividade e também beneficiar diversos setores, como o turismo e suas diversas linhas, esporte radicais, religioso, estrutura arquitetônica e recursos naturais.

“Essa troca de experiência que acontece no curso ajudará os municípios na manutenção e proteção, além de uma reflexão sobre identidade, descobrir o que venha ser identidade e como formar uma identidade que resguarda o patrimônio existente na região”, afirma Cláudio. 

A identidade abordada no curso visa o trabalho feito para a coletividade que beneficiará toda a comunidade, dando os passos para identificar os bens culturais ou naturais, partindo da catalogação do que comunidade tem de sentimento de pertencimento e faz parte da região, da vida da pessoas e a partir disso seguir a preservação desses bens para fortalecer essa identidade. 

Durante a capacitação, houve atividades em grupo entre os municípios participantes, como leitura conceitual e momento de apresentação, empregando os conceitos com base nas situações existentes na realidade de cada município. Gerando uma interação e mais conhecimento para os demais. 

Para o participante Luciano Barbosa, diretor do museu e presidente do Conselho Municipal de Patrimônio de Ituiutaba, o conhecimento adquirido no curso ajudará na valorização da identidade, mostrando a necessidade de conservar e divulgar esse valor para toda a população. “Às vezes a gente acha que a gente não tem, mas a gente tem e só falta mesmo conhecer e valorizar, toda cidade tem a sua cultura e seu patrimônio”, ressalta Luciano.   

“O conhecimento e o debate nos permite formar opiniões diferentes, vendo o que há de patrimônio dentro da nossa cidade e região que é rica em património, como também em histórias das pessoas que são bem importantes e valem ser ressaltadas, comidas típicas, costumes, festas tradicionais e recursos naturais como cachoeiras”, diz Ana Luiza Dias Baruco, representante da Pró-cultura de Estrela do Sul. 

Segundo o participante Horizon Alves, secretário de cultura de Limeira do Oeste, as informações do curso trazem muito conhecimento e aprendizado que facilitam o nosso trabalho e permitem cada vez mais a melhoria de nossa cidade. “Levar conhecimento dos outros municípios e compartilhar com as pessoas que fazem o mesmo trabalho na sua cidade será muito válido”, declara Horizon.