Amvap recebe 1º Fórum Regional Energia e Sustentabilidade

Notícias em Destaque

O primeiro Fórum Regional Energia e Sustentabilidade foi realizado na tarde desta quarta-feira (24/05) na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap. O evento foi promovido pela Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas – AMUSUH em parceria com a Amvap.

O evento contou com a participação de prefeitos, secretários e servidores públicos de municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e interior dos estados de São Paulo e Goiás.

1º Fórum Regional Energia e Sustentabilidade.
1º Fórum Regional Energia e Sustentabilidade.

Em pauta o Fórum tratou sobre temas que narram as dificuldades e desafios que cabem às prefeituras, na busca por articulações estratégicas necessárias para fomentar o desenvolvimento econômico e social dos municípios geradores, e dos atingidos pelos lagos das barragens.

Em sua fala de abertura o diretor administrativo da AMUSUH, e prefeito de Fronteira-MG, Marcelo Mendes Passuelo, ressaltou que as demandas vão desde a necessária justiça fiscal, a uma divisão mais justa dos recursos das compensações oriundas da geração de energia até demandas ambientais e políticas que são decididas em Brasília.

O presidente da Amvap e prefeito de Ipiaçu, Leandro Luis de Oliveira, o Léo da Rádio, destacou a importância de parcerias para a realização de eventos desta natureza e lembrou a importância da diversificação de receitas com o a gama de possibilidades apresentadas aos municípios com lagos de usinas, especialmente dos diversos associados à Amvap.

1º Fórum Regional Energia e Sustentabilidade.
1º Fórum Regional Energia e Sustentabilidade.

O Brasil soma hoje 222 usinas hidroelétricas com lagos que banham 727 municípios, presentes em 21 estados da federação. Estes empreendimentos têm grande potencial para gerar mais do que eletricidade. A capacidade estimada para produção de pescados nos reservatórios das usinas é de mais de 3 milhões e 800 mil toneladas por ano.

Entre as propostas às prefeituras estão o fomento da cadeia produtiva da pesca, assim como iniciativas voltadas para o turismo e outras formas de aproveitamento dos lagos.