Após Seminário Novos Gestores, CNM orienta prefeitos eleitos em eventos de associações estaduais

Nossos Municípios

Depois da realização do ciclo de seminários com os novos gestores, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem participado ativamente de eventos promovidos pelas associações estaduais para oferecer mais orientações aos vencedores das eleições municipais deste ano. Representantes da entidade ministraram ao longo desta semana palestras com informações relevantes de assuntos prioritários em vários seminários promovidos pelo movimento municipalista.

Na quarta-feira, 24 de novembro, o Município gaúcho de Tapera sediou um seminário com a participação de mais de 200 Municípios do Estado para oferecer informações inerentes à nova gestão. Promovido pela Prefeitura e pelo Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Serra do Botucaraí (Comaja), foram tratados temas como o fortalecimento dos consórcios municipais, crise econômica e acompanhamento de processos pelos Municípios.

Na oportunidade, o vice-presidente da CNM, Glademir Aroldi, ainda abordou temas como Pacto Federativo, responsabilidades dos prefeitos, repasses financeiros aos Municípios e trabalho em conjunto. “A União repassou mais obrigações com a municipalização da Saúde, Assistência Social e Educação. Ao mesmo tempo, reduziu os repasses financeiros”, alertou.

28-11-certificados-digitais

Seminário da Amurc
Com a intenção de também orientar e capacitar os prefeitos eleitos para uma gestão mais eficiente, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) promoveu nos dias 22 e 23 de novembro o Seminário Novos Gestores Públicos 2017 – 2020. O consultor da CNM, Eduardo Stranz, representou a entidade para também tratar sobre a importância dos Consórcios Intermunicipais como forma de viabilizar administração municipal na próxima gestão.

Na oportunidade, Stranz apresentou alternativas de parcerias que podem ser constituídas mediante a adesão aos consórcios.  Os gestores ainda obtiveram mais informações sobre a pauta prioritária do movimento municipalista.

Encontro do Comam
Desde a quarta-feira, 23 de novembro, os novos gestores do Consórcio de Municípios da Alta Mogiana (Comam), marcam presença em um Seminário promovido pela entidade para abordar assuntos importantes da nova gestão municipal. Dentre as plenárias previstas na programação, o consultor da CNM, Ângelo Roncalli, participou de debates sobre o Fortalecimento do movimento municipalista, os desafios e os benefícios dos consórcios públicos intermunicipais, a transição de governo, nova gestão e organização administrativa e incremento de receita.

De acordo com o consultor, os consórcios são instituições de personalidade jurídica e de caráter público que podem ajudar a solucionar problemas comuns dos Municípios em diversas áreas. Ele também mencionou algumas dicas para desenvolver a transição de mandato de forma segura e dentro dos princípios legais. O Seminário Novos Gestores do Comam encerra nesta sexta-feira, 25 de novembro.

Reunião da Amunes
O 2.º Fórum de Prefeitos da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) reuniu diversos prefeitos eleitos do Estado para debater os desafios da próxima gestão. A CNM ministrou uma palestra com orientações referentes ao início de mandato.

A consultora Jurídica da entidade, doutora Elena Garrido, também tratou sobre o período de transição nas prefeituras. Ela deu mais detalhes de pendências jurídicas e algumas ações que podem ser desenvolvidas durante a troca de gestores municipais. Nesse contexto, Garrido também aconselhou que os prefeitos eleitos dialoguem com os atuais prefeitos.

Portal CNM