Araguari através da Secretaria de Trabalho e Ação Social realiza reunião para a elaboração do Plano de Ação de Atendimento a Pessoa em Situação de Rua

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Aconteceu na manhã do último dia 07, uma reunião na sede da Secretaria do Trabalho e Ação Social com objetivo de elaborar um Plano de Ação de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua no município de Araguari. Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Secretaria de Políticas Sobre Drogas, Secretaria de Saúde (CAPS, CAPS AD, Redução de Danos), estudante do Curso de Medicina do IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, CREAS, Plantão Social e Cadastro Único da Secretaria do Trabalho e Ação Social.

Durante a reunião foram apresentados os dados coletados através do Diagnóstico de Pessoas em Situação de Rua realizado pela equipe do Plantão Social, instrumento importante para identificar informações relevantes para execução das ações propostas.

Conforme identificado no Diagnóstico, os principais fatores que levam uma pessoa a viver em situação de rua são ausência de vínculos familiares, perda de algum ente querido, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas e doença mental.

“A política nacional para população em situação de rua estabelece objetivos para as políticas setoriais, dentre as quais a política de assistência social que compõem uma agenda incorporada pelo comitê intersetorial de acompanhamento e monitoramento da política municipal para esse público. Esta agenda orienta a ação e estabelece responsabilidades para as diferentes políticas públicas na atenção a essa população”, explicou a Secretária Eunice Mendes.

O serviço especializado para pessoas em situação de rua prevê a articulação entre o sistema único de assistência social e o sistema único de saúde para qualificar a oferta de serviços como: atendimentos na atenção básica de saúde, seja com as equipes que atuam nas ruas, seja com as unidades básicas de saúde (UBS´s), oportunizando a essas pessoas a prevenção de doenças através da vacinação e também exames para diagnóstico e tratamento de possíveis doenças.

O trabalho em conjunto da rede intersetorial trás maiores condições de promover um suporte integral para esses cidadãos que necessitam não só de um local para serem acolhidos, mas também regularização de documentos pessoais, acompanhamento médico, psicológico e em alguns casos internação em clínicas de reabilitação.

“Cabe à política de assistência social proporcionar o acesso das pessoas em situação de rua aos benefícios previdenciários e assistenciais e aos programas de transferência de renda, na forma de legislação específica, criar meios de adotar padrão básico de qualidade, segurança e conforto na estruturação e reestruturação dos serviços de acolhimento temporários”, destacou o Prefeito Marcos Coelho.

ASCOM Araguari