Araguari: prefeito Marcos Coelho autoriza estudo para viabilidade de construção da Estação de Tratamento de Água – ETA

Nossos Municípios

A prefeitura de Araguari, juntamente com a Superintendência de Água e Esgoto – SAE, enviou um pedido de autorização à Caixa Econômica Federal para avaliar a possibilidade de fazer estudos preliminares para um projeto de Construção de uma Estação de Tratamento de Água – ETA.

Havendo viabilidade será construído um novo sistema de captação de água superficial, uma vez  a cidade hoje é abastecida por poços artesianos. “Nesse caso não há tratamento de água, o trabalho feito constitui em adicionar cloro de acordo com a necessidade, porém o município está prestes a exceder a quantidade de perfuração permitida. Hoje há 167 poços artesianos que fornecem água a cidade.

Foto: Ascom Araguari
Foto: Ascom Araguari

Com a construção da estação de tratamento, a  água será captada da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, provavelmente em um dos reservatórios das Usinas Capim Branco. O orçamento para o projeto inicial é de aproximadamente 1 milhão e 800 mil Reais.

 O Superintendente da SAE, Sebastião Cardoso falou da finalidade da construção da ETA. “É necessário suprir o déficit no fornecimento de água que o Município enfrenta, a construção da estação será um beneficio a toda população e também um incentivo as indústrias que estão instaladas aqui e ainda não possuem água tratada”, explicou Sebastião.

“Precisamos construir formas de desenvolver mas que esse desenvolvimento seja sustentável, pois precisamos atender a população e ao mesmo tempo preservar os mananciais e o meio ambiente. A ETA é uma maneira de suprir as necessidades do município de forma sustentável”, ressaltou o Prefeito Marcos Coelho (MDB).

Os projetos serão realizados pela Caixa Econômica Federal que possui uma linha de credito para esses estudos, quanto aos prazos para conclusão é necessário aguardar a liberação dos recursos e o financiamento.

Ascom Araguari