Araporã: estação de tratamento de água recebe novos equipamentos para melhorar abastecimento

Nossos Municípios

PMA investe na aquisição de bombas e painéis e captação começa a ser feita da barragem da Usina Hidrelétrica Itumbiara

Com o objetivo de resolver o problema de distribuição de água em Araporã, a Prefeitura está investindo na aquisição de bombas e equipamentos e na melhoria da estrutura da Estação de Tratamento de Água (ETA). Uma das primeiras medidas tomadas pela prefeita Renata Cristina Silva Borges foi concluir o sistema de captação na barragem da Eletrobras Furnas. Com investimento mínimo de R$ 4 mil hoje todo o abastecimento vem da Usina Hidrelétrica Itumbiara. A operação do sistema permitiu uma grande economia ao município no processo de purificação e tratamento da água.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

Por um lado enquanto a administração trabalha para resolver o recorrente problema de falta d’água em Araporã – herança de gestões passadas -, por outro o sistema antigo e sem manutenção por longo período insiste em remar na direção contrária. Nessa semana uma das bombas que alimenta a distribuição do Setor Primavera e Zequinha Cachoeira apresentou problema e o abastecimento nesse setor ficou comprometido.

Ao tomar conhecimento do problema, a prefeita Renata Borges determinou o imediato reparo na bomba, bem como a aquisição de uma bomba nova para reforçar e melhorar o sistema de distribuição. A bomba danificada já foi recuperada e o abastecimento normalizado. Nos próximos dias a nova bomba será instalada, resolvendo de vez o problema de falta d’água na cidade.

Na atual gestão, a Estação de Tratamento de Água já recebeu novos painéis de controle, automatizando todo o sistema de abastecimento. Desde o ano passado um dos tanques de decantação está paralisado por falta de equipamentos simples. A ETE recebeu nessa semana cinco novos registros que faltavam para o tanque voltar a funcionar e assim ampliar o volume de água tratada, melhorando o sistema de abastecimento. A aquisição de equipamentos e a melhoria no sistema têm sido feito com recursos próprios da ordem de R$ 24 mil, oriundos da arrecadação do Departamento Municipal de Água e Esgoto.

É meta da atua administração investir na modernização e dinamização da Estação de Tratamento de Água. A prefeita Renata Borges já solicitou projeto de reestruturação do setor.

Ascom Araporã